PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

31 de agosto de 2019

Prefeitura de Ibicaraí realiza com sucesso 3ª Feijoada Pais e Filhos



Aconteceu ontem, sexta-feira, dia 30, na sede do Clube dos Quarenta em Ibicaraí, a Terceira Edição da Feijoada Pais e Filhos, em comemoração ao mês dos pais. A festa tem a realização da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e oferece para os pais, uma gama de ações visando valorizar ao máximo os laços familiares, proporcionando durante todo o dia diversas atividades, que possibilitam aos pais desfrutarem da companhia dos filhos e ainda concorrerem à vários prêmios e degustando em família, uma deliciosa feijoada.
Na oportunidade foram oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, hepatite e HIV, além de corte de cabelo. Sendo também realizados torneios de futebol, dominó e sinuca, tendo troféus e medalhas para o campeão e vice no futebol, além de prêmios para os vencedores do dominó e da sinuca, que contaram com a participação maciça dos pais e filhos.
Também teve disputa de karaokê, onde os pais e filhos apresentaram seus talentos musicais, tendo premiação para os três primeiros colocados, sendo que o primeiro colocado ganhou um micro-system, o segundo levou um DVD e o terceiro um rádio relógio.

30 de agosto de 2019

PSE e NASF de Ibicaraí mantém rotina de ações em escolas municipais, creches e CAPS



Durante todo o mês de agosto o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Prefeitura de Ibicaraí, promoveram ações em várias escolas municipais, entre elas as escolas Ramiro Berbert de Castro, José Tito De Lima, Natércia Kauark e Yêda Barradas.
No dia 23 (sexta-feira), aconteceu uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o Tema: A Família e os Cuidados em Saúde Mental, ministrada pela Assistente Social Maria Izabel. A ação teve o objetivo de ofertar qualidade de vida aos usuários do CAPS, reinserção social, visando a garantia dos seus direitos, ressaltando a importância do acompanhamento dos familiares no tratamento, fortalecendo o vínculo com a equipe do CAPS.
Na tarde do dia 28 (quarta-feira), aconteceu uma palestra sobre Higienização e Saúde Bucal, no Colégio Municipal de Ibicaraí, situado no distrito da Vila Emílio Isabel. A palestra foi ministrada pela odontologista Dra. Laís Santos Macêdo e contou com a contribuição da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde Dr. Henrique Pimentel Sampaio.

CAACI representou Ibicaraí no 1º Salão do Empreendedorismo em Itabuna



A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), esteve representada no 1º Salão do Empreendedorismo, que aconteceu terça-feira dia 27, no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, pelo Centro de Assistência as Associações de Ibicaraí – CAACI. A participação do município aconteceu por intermédio da Coordenação da CESOL de Itabuna.
A ação foi realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e teve a coordenação do seu gestor Davidson Magalhães, e contou com a parceria do Centro Público de Economia Solidária – CESOL; a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC; do Banco do Nordeste; da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia – FCDL-BA; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE; da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás e da Agência de Fomento do Estado da Bahia - Desenbahia.

29 de agosto de 2019

2º Encontro com a Agricultura Familiar de Ibicaraí aconteceu na Câmara de Vereadores



Aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 28 de agosto, no auditório da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a segunda etapa do encontro com a Agricultura Familiar e os agentes envolvidos com a alimentação escolar do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A ação contou com a presença da representante SEBRAE, a consultora técnica Jaqueline Oliveira, palestrante do evento. Na oportunidade se fizeram presentes a Secretária de Administração, Kalina Vita além dos diretores de Agricultura e Pecuária, Jessé Matos; Meio Ambiente, Cochise Assis e Estradas Vicinais, Sóstenes Aragão; as coordenadoras Maria da Conceição (Novo Mais Educação) e Isabel Rodrigues (Educação de Jovens e Adultos - EJA) e Letícia Ribeiro da Vigilância Sanitária.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) se fez presente com Dionei Cavalcante, Antônio Neto Farias, Luciene Bomfim e Cristiane Vitória. A unidade municipal de cadastramento do INCRA esteve representada por Vanilson Antônio. A Sala do Empreendedor e CREDIBAHIA foram representadas por Raimundo Silva Cardoso Junior e a COOPPFESBA foi representada por Roberto Silva Souza, Wilson Silva Lima e Laudelino Moreira dos Santos. Estiveram presentes também os nutricionistas da prefeitura Ubaldo Aboboreira e Dalana Barbosa.

28 de agosto de 2019

Secretaria de Assistência Social realiza palestra sobre o Agosto Lilás com as mulheres do distrito da Salomeia



Aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira 26 de agosto, na Unidade Básica de Saúde Néricia Sales, no distrito da Salomeia, mais uma ação referente ao agosto Lilàs, que visa conscientizar sobre a violência contra as mulheres, tendo como palestrante hoje a Assistente Social Alana Consuelo, que alertou as mulheres presentes, sobre a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher, que tem aumentado bastante, por contar muitas vezes com a omissão das próprias agredidas, que por fatores diversos, preferem se calar, do que expor a realidade, que em alguns casos acaba chegando até mesmo à morte de muitas delas.
A Coordenadora do CRAS Sede, Joilda Andrade relatou sobre a importância de eventos como esse, que visa levar informação para quem realmente precisa, as pessoas que vivem nos distritos, que na maioria das vezes, acabavam por serem esquecidas, mas, que agora vem sendo valorizadas.
A recepcionista Priscila Carvalho, relatou a experiência vivida em sua adolescência, quando sofreu abusos por nove anos, mas, lutou e superou, hoje podendo aconselhar quem sofre esse tipo de situação.

Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá aos moradores de Ibicaraí no dia 9 de setembro



Exames gratuitos de DNA, orientações jurídicas em diversas áreas e resolução extrajudicial de conflitos serão oferecidos aos moradores durante a visita
A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegará à cidade de Ibicaraí e atenderá aos moradores no dia 9 de setembro, no Estacionamento da Prefeitura, no centro, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h. Durante a visita, serão oferecidos os serviços de exames gratuitos de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, orientação jurídica e resolução extrajudicial dos mais diversos tipos de conflitos apresentados pelos moradores.
A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm defensor público. Durante todo o dia, os defensores públicos estarão à disposição da população oferecendo diversos serviços. “Procuramos garantir os direitos da população através da resolução extrajudicial de casos como alimentos, inventário, divórcio consensual, retificações de registros de nascimento e casamento, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, partilha de bens, medidas relacionadas à saúde e muito mais”, explica o defensor público que coordena a Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida.
Além de todos estes serviços, a Defensoria oferece exames de DNA gratuitos, que fazem parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável e são voltados para aqueles filhos que ainda não têm o nome do pai no registro de nascimento.

27 de agosto de 2019

Defensor Público se reúne com agentes multiplicadores para divulgar ações da Defensoria Estadual em Ibicaraí



Aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira 26 de agosto, no auditório da Câmara de Vereadores, uma importante reunião com o Dr. George Santos Araújo, que atende na Defensoria Pública do Estado da Bahia, locado na regional de Itabuna, que veio acompanhado da Assistente Social Marcia Cunha, que explicaram para a plateia que foi composta por Agentes de Saúde, Educação e dos serviços CRAS, CREAS, SCFV e Bolsa Família, quais os serviços que serão disponibilizados à população no dia 09 de setembro, no estacionamento da prefeitura.
Dr. George esclareceu os principais serviços e algumas demandas que precisam ser anunciadas pessoalmente aos interessados, que precisam sinalizar antes, para que os serviços sejam concluídos no dia, como exames de DNA, que os envolvidos precisam ser acionados anteriormente, para que possam comparecer no local no dia.
Entre os serviços também serão oferecidos assessoria jurídica, para casos de requerimento de pensão alimentícia, guarda de filhos, correção de nomes em documentos, acordos extra-judicial, entre outros, sendo que uma equipe estará na cidade, sendo composta por profissionais de diversas áreas, que atenderão das 8h as 12h e das 13h as 16h.

Domingo tem mais um show de transmissão direto do Euclidão


25 de agosto de 2019

Seleção de Ibicaraí perde para Uruçuca e fica em 4º no grupo 15



Aconteceu na tarde desse domingo, 25 de agosto, no estádio Ferreirão, na cidade de Uruçuca, Partida válida pela 3ª rodada do campeonato intermunicipal 2019, entre as seleções de Uruçuca e Ibicaraí, que vinham de vitórias, sobre Itajuipe e Aurelino Leal respectivamente.
Numa tarde agradável e com um clima gostoso, as duas equipes se enfrentaram de igual para igual na primeira etapa, sendo que os donos da casa, desperdiçaram uma grande oportunidade de sair na frente, com uma penalidade desperdiçada pelo atacante Ganço, que bateu para fora, para alivio dos visitantes, deixando assim o primeiro tempo empatado em 0 x 0.
Na segunda etapa, logo aos 07 minutos, numa boa troca de passes do artilheiro Rafael com o bom lateral Kel, os donos da casa abriram o placar, com o camisa 7, Péricles que de cabeça aproveitou o bom cruzamento do artilheiro Rafael, fazendo o único gol da partida, que garantiu a vitória do time de Uruçuca, que assumiu a liderança do grupo com 06 pontos, devido ao empate de 0 x 0 entre Itajuipe e Aurelino Leal, que jogaram no Humberto Badaró em Itajuipe.