PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

21 de maio de 2016

Passagem da tocha olímpica por Ibicaraí, movimenta toda a cidade.


Aconteceu neste Sábado, 21, a passagem da tocha olímpica, pelo município de Ibicaraí, no sul da Bahia.
Por cerca das 14;30 hs, o cortejo chegou à entrada da cidade, acompanhados dos patrocinadores e seguranças, o comboio percorreu a avenida principal, chegando até ao ginásio de esportes, onde ocorreram as apresentações.
As mudanças de última hora com a troca dos condutores, acabou deixando a população muito chateada.
Pessoas que se prepararam por mais de seis meses, ficaram de fora, enquanto outras que nem se quer conhecemos, participaram, sendo que outros moradores, foram convocados de última hora.
Mas, entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

O principal destaque por parte dos condutores, ficou para o nadador Pompílio Céo, que sempre representou muito bem o nosso município, sendo sem dúvidas, o maior atleta Ibicaraiense de todos os tempos.

Outra personalidade em destaque, foi o professor Julival, pioneiro no esporte ibicaraiense, com muitos serviços prestados a nossa cidade.

O ex-carteiro Gaby, foi um dos que acabbaram ficando de fora, em seu lugar, participou sua colega de correios, Raimunda.
O atleta Gel, também acabou ficando de fora, infelizmente, mostrando uma verdadeira desordem por parte da comissão organizadora do evento, não a municipal, mas, a nacional, pois segundo nos informou o funcionário Gleydson Reis, participante da comissão local, o E-mail, com a informação das mudanças, chegou apenas as nove da manhã.

Outros condutores ibicaraiense, foram o profissional de educação física, Alex, a Sr; Raimunda, o cantor Joel.



Enquanto que pessoas desconhecidas do nosso município, também conduziram a tocha.
Depois dos condutores, entraram em sena as apresentações, dos colégios Guedes Educandários, João Batista de Assis, Eduardo Espínola, Balé Tchu e Cia e capoeira Topázio.
Tudo conduzido com a categoria de Joe Valença, o melhor mestre de cerimônia da região.
Confira ainda hoje, vídeo completo pela TV ABN, no endereço tvbn.blogspot.com

Veja todas as fotos em nosso Face; Adauto Brasileiro

20 de maio de 2016

Resultados desta Sexta-feira no Cinquentão.

Na primeira partida, vitória do Trairagem, de virada, sobre o Junto e Misturado, sendo que este entrou em campo apenas com seis atletas, cinco na linha, mas o  goleiro.
Mesmo assim, ainda conseguiu abrir  o placar, com um belo gol de Barrão.
Só aos 15 minutos da segunda etapa, o Trairagem conseguiu empatar, com gol de Major Lima.
O gol da vitória veio com Carlos Pazinha, aos 26 minutos.

Na segunda partida, chocolate do Servbem, sobre o Guedes, quatro a zero, com gols de Geylson, Zé Nilton, Paulo Vitor e Bigode.

Ibicaraí terá 11 condutores no percurso da Tocha Olímpica.


Texto: Arnold Coelho - Foto: Júnior Ramos
A tarde do próximo sábado, 21 de maio de 2016, entrará para a história esportiva de Ibicaraí. A cidade é uma das 329 cidades brasileiras que está recebendo o Revezamento da Tocha Olímpica, referente a Olimpíada Rio 2016. Se uma Olimpíada na America do Sul já era um sonho para qualquer atleta sulamericano, imaginar o maior evento esportivo do planeta no Brasil, mais propriamente no Rio de janeiro, com a passagem do Revezamento da Tocha pelo Sul da Bahia, e entrando em Ibicaraí, é um presente e a certeza de que um sonho de se tornar atleta olímpico estará sendo plantado em nosso município. Esse talvez seja o grande legado da passagem da Tocha Olímpica por Ibicaraí: deixar a semente da esperança para as futuras gerações de poderem sonhar com a participação em uma olimpíada.
Em Ibicaraí, o trajeto do Percurso do Revezamento da Tocha Olímpica terá pouco mais de dois quilômetros, com cada condutor carregando a Tocha Olímpica por aproximadamente 200 metros. Serão  11 condutores escolhidos pelos três patrocinadores oficiais: Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Para o comitê organizador local foi um misto de alegria e certa frustração, pois a cada cadastro feito ficava evidente que Ibicaraí tinha muitos outros prováveis condutores que ficaram de fora. A escolha foi criteriosa e feita por patrocinadores, que analisaram cada cadastro e escolheram os onze condutores. Abaixo o nome e um mini-currículo de cada um:

MARIA RAIMUNDA
Maria Raimunda Gomes Santos nasceu em 05 de março de 1947 na cidade de Itapé, Bahia. Dona Raimunda é Ilalorixá consagrada a Oxum e a Ogum na década de 70 pelo Ilê Axé Ogum de Ronda Gongá de Lê. Na década de 80 fundou o Ilê Axé Oxum Obá de Lê, com mais de 35 anos de trabalhos prestados à comunidade candomblecista.

JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE
José Barbosa de Andrade, o ‘Zé Barbosa’, ou simplesmente JB, como é popularmente conhecido, nasceu em 03 de fevereiro de 1943. Foi um dos primeiros propagandistas do Norte/Nordeste a usar a bicicleta como veículo publicitário, desde 1963.
Em 1988 o locutor José Barbosa se tornou vereador, função que exerceu em uma única legislatura, mas sua grande paixão sempre foi levar informação para o povo. Zé Barbosa já foi notícia no Jornal Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, na Globo News – G1, pelos mais de 50 anos de propagandista sobre uma bicicleta.

ADRIANO MANOEL DOS SANTOS
Adriano Manoel dos Santos é morador da Vila Santa Isabel (41), onde frequenta a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Portador de deficiência Física (cadeirante), é um exemplo de superação e determinação.
“Ter a oportunidade de vivenciar uma Olimpíada já é uma bênção, e poder participar diretamente carregando a Tocha Olímpica em minha cidade é algo que vai marcar a minha vida”, disse Adriano.

GERALDO ALVES DA SILVA

Geraldo Alves da Silva (Géo) jogou na Seleção de Ibicaraí entre 1977 e 1989, sendo campeão intermunicipal em 1981. Como jogador profissional jogou pelo Itabuna Esporte Clube e o Santos de Alta Floresta, do Mato Grosso, onde foi artilheiro.

Uma de suas glórias no futebol foi na Fonte Nova, em Salvador, contra a equipe do Redenção, pelo Campeonato Baiano de 1981, quando marcou o gol da vitória, de calcanhar, e foi escolhido como o gol do Fantástico (Rede Globo).


POMPÍLIO DA SILVA CÉO NETO
Pompílio tem 73 anos, atleta máster de natação em Ibicaraí, associado a ANMBa com o nº 899. Iniciou no Esporte Clube Corinthians Paulista, aos vinte anos. Conquistou vários troféus e medalhas na Travessia Mar Grande-Salvador.
Ao todo, são mais de quatrocentas medalhas entre Campeonatos Brasileiros de Masters, Campeonato Baiano e Norte-Nordeste. Em 2004 Pompílio participou do IV Campeonato Sulamericano de Natação em Lima, no Peru.
Em 2013 participou do PAN-AMERICANO Máster de natação, no Selby Aquatic Center, em Sarasota/USA, conquistando 05 medalhas (03 de ouro, 01 de prata e 01 de bronze). Participou também do 15º Campeonato Mundial Máster de Natação, em Quebec e Montreal, no Canadá.


JULIVAL PEREIRA SANTOS
Julival (68 anos) concluiu o ensino fundamental e médio (Técnico em Contabilidade) na Academia de Educação Montenegro, na oportunidade fez parte da Banda Marcial da Escola e acabou se interessando por atividades esportivas: Voleibol, Futsal, Ginástica de Solo, etc).
Graduado nos cursos de Estudos Sociais e Pedagogia pela UESC, e pós-graduado em Educação pela UFBA. Julival passou a ministrar aulas de Contabilidade, História, Geografia e Educação Física nas Faculdades Montenegro com intuito de desenvolver a prática de esportes no município, introduzindo gradualmente a sua filosofia de trabalho, começando pelas aulas de Educação Física e depois formando turmas de Handebol, Voleibol, Futsal, Atletismo. Basquetebol e mais tarde a Natação.

ANDRÉ FABIAN SILVA OLIVEIRA
André tem 40 anos, nascido em Itabuna, é deficiente auditivo. Gosta de praticar esportes e sempre gostou de Skate. Participou de várias competições em Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Feira de Santana, saindo vitorioso de muitas das competições.
André sempre foi referência no skate da região. A deficiência auditiva nunca foi empecilho para competir e tornou-se um grande campeão. André, como a maioria dos deficientes auditivos, usa a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com desenvoltura.

ESEQUIAS PAULO DE SANTANA
Esequias é natural de Itapé-BA, nasceu em 16 de abril de 1949.
Gaby, como é conhecido por todos, é o mais antigo carteiro do município. Trabalhou durante 39 anos nos correios, aposentando-se em agosto de 2015.
Por quase quatro décadas Gaby percorreu as ruas da cidade entregando correspondências nas mais de 6 mil moradias de Ibicaraí e distritos, se mostrando um grande atleta.
Vale lembrar que além de carteiro Gaby é bacharel em Turismo pela Faculdade Montenegro de Ibicaraí.


ADATILVA MENEZES REIS MIRANDA
Adatilva é domiciliada em Ibicaraí e começou a vida profissional como professora nos anos 50. Nos anos seguintes concluiu o curso técnico de Auxiliar de Escritório. Sempre participando de vários cursos de aperfeiçoamento.
Graduada em Pedagogia com Orientação Educacional pela Universidade de Santa Cruz, participou de vários seminários, prática de ensino, Supervisão, Educação Física Escolar, Fisiologia, História da Educação, Dinâmicas de Grupos. Projeto pesquisa INEP-OSP-CETPP na aplicação de teste do diagnóstico Nacional de desenvolvimento na Educação.
Professora Dalvinha, como é carinhosamente conhecida por todos, é um exemplo de ser humano e educadora.


MAYRA ADALGISA DA SILVA SOUZA MOREIRA
Nascida em 18 de maio de 1975, Mayra Adalgisa da Silva Souza Moreira começou a treinar karatê ainda aos cinco anos de idade. Impressionada ao assistir a primeira aula, logo se identificou com o esporte, tornando-se, assim, uma atleta assídua.
Em 1984 conquistou o Campeonato Interestadual na cidade de Vitória da Conquista. Continuou conquistando títulos em diversos torneios intermunicipais. Em novembro de 88 conquistou o 1º lugar no Campeonato Baiano na modalidade. Em abril de 1989 passou no exame para faixa preta. Nesse mesmo mês conseguiu conquistar a medalha de bronze no Campeonato Baiano.
Em 1996 voltou a competir. Participou da Copa Interiorana de Karatê Tradicional, conquistando: 1º lugar  em  Kumitê  em  equipe, 1º lugar em katá individual e 2º lugar em kumitê Individual Feminino.
Nos dias atuais Mayra é professora de karatê e continua participando de torneios.

JOEL GOMES DE SOUSA
Joel nasceu em 04 de junho de 1944, em Ibicaraí.  Aos 17 anos foi o primeiro filho da cidade a exercer a profissão de telegrafista.
Em 1960 foi convidado a participar do Grupo Musical “A pimenta e seu conjunto”. Participou de shows com diversos artistas de renome, dentre eles: Adriana, Waldick Soriano, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e José Augusto.

Em Ibicaraí fundou o grupo musical “Arriba Saia” que virou “Grupo Montagem” e durou até 1977. A partir daí participou do Grupo Cordas e Vocais, de Antonio Pimenta. Fundou o grupo “Joel e Metais”, “Joel Seresteiro”, “Joel e Marco Aurélio”, até se aposentar musicalmente.

19 de maio de 2016

Furacão atropela Dom Bosco na Arena da Baixada e segue vivo na Copa do Brasil.

O Atlético-PR fez valer a lógica e goleou o Dom Bosco sem dar chances ao time mato-grossense. O Furacão dominou a partida desde o começo e teve tranquilidade para buscar o primeiro gol que saiu logo aos doze minutos com André Lima. Depois disso o time paranaense seguiu dominando o jogo sem fazer muito esforço e os gols foram saindo naturalmente. André Lima ainda marcou mais um e Pablo, Hernani e Anderson Lopes fizeram os outros.
MARCADO
Crysan entrou no final do segundo tempo e mesmo assim não foi poupado pela torcida do Atlético-PR. Jogador marcou um gol que foi anulado pela arbitragem que marcou impedimento, mas na comemoração fez sinal de silêncio para a torcida que não perdou e pediu a saída do atacante.
PÚBLICO E RENDA
Público pagante: 8.213 mil
Renda: R$ 95.680 mil
PRÓXIMA FASE
Agora o  Atlético-PR enfrentará a Chapecoense-SC na terceira fase da competição. Os catarinenses passaram pelo Paraná Clube.
FIM DA TEMPORADA

Com a derrota por goleada e eliminação da Copa do Brasil, o Dom Bosco encerra sua temporada no futebol profissional. O Azulão da Colina só volta a campo em 2017 pelo Campeonato Mato-Grossense.

Em noite de chances perdidas e gol irregular, Coelho bate o Bahia e segue na Copa do Brasil.


A defesa, por vezes, é o melhor ataque. E foi justamente uma retaguarda sólida que garantiu ao América-MG a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Coelho suportou a pressão do Bahia e venceu o Tricolor na Arena Fonte Nova, em Salvador, por 1 a 0, gol marcado por Sueliton. O primeiro jogo, realizado na última semana, no estádio Independência, em Belo Horizonte, havia terminado empatado em 0 a 0.
PAREDÃO
O América-MG iniciou a partida com a proposta do contra-ataque. No primeiro tempo, foram poucas as chances de chegar ao gol defendido por Marcelo Lomba. Na segunda etapa, com a expulsão de Artur, que atingiu Zé Roberto sem bola, o Coelho aproveitou que estava com a vantagem no placar e recuou o time. Por vezes, havia dez jogadores da equipe mineira na grande área defensiva.
GOLEIRO SALVADOR
João Ricardo foi o destaque do time do América-MG. O goleiro fez defesas importantes e impediu que o Bahia conseguisse balançar as redes. No fim da partida, ele dividiu os méritos com toda a equipe do Coelho.
ARBITRAGEM DECISIVA
A arbitragem de Vinicius Gonçalves Dias Araújo teve peso decisivo no resultado da partida. Sueliton marcou o gol em posição irregular. Na sequência da partida, Henrique foi derrubado na grande área, mas, ao invés do pênalti, o árbitro marcou falta para o time baiano.

QUEM NÃO FAZ...
O Bahia tentou de todas as formas chegar ao gol. No entanto, esbarrou na falta de pontaria dos jogadores e nas defesas de João Ricardo. Moisés e Thiago Ribeiro perderam chances claras para balançar as redes. No segundo tempo, Zé Roberto não conseguiu direcionar um cabeceio quase da pequena área.
PRÓXIMA FASE

Com a classificação, o América-MG enfrenta o Fortaleza na próxima fase da Copa do Brasil. O time cearense venceu o Flamengo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira.

Herói improvável, parte 2: Rafael Vaz entra no ataque e classifica o Vasco nos acréscimos.

A VELHA MÁXIMA; O futebol é terreno do imponderável. Nenhuma novidade. Porém, a noite de Copa do Brasil nesta quarta-feira reservou a São Januário um manual prático desta máxima. Após ser o herói do título Carioca, Rafael Vaz fez a sua estrela brilhar novamente. E de um jeito muito peculiar. Opção no banco de reservas, o zagueiro entrou na etapa final... no ataque. Atrás num placar - 1 a 0 - que levaria para os pênaltis, Jorginho lançou mão da aposta quase desesperada. E, acredite, deu certo. Aliás, muito certo. Foi do zagueiro o gol de empate já nos acréscimos: 1 a 1. Vasco classificado e, de quebra, com a invencibilidade mantida. Já são 28 jogos.
PANORAMA
O Vasco enfrenta o Santa Cruz na terceira fase da Copa do Brasil. Os confrontos ainda não têm data definida. O CRB agora tem todas as atenções voltadas para a disputa da Série B do Brasileirão.
OS 90 MINUTOS
O Vasco foi envolvido no primeiro tempo. O CRB mostrou marcação alta encaixada e qualidade quando tinha a bola. Deficiente na marcação, o Cruz-Maltino só assustou aos 25, quando Pikachu perdeu oportunidade na pequena área. Com mais volume, o CRB dominava a partida. E foi premiado. Luan fez falta boba na entrada da área. Diego, aquele mesmo, ex-Vasco, cobrou inapelavelmente, no ângulo: 1 a 0. E foi pouco. Luigi ainda pecou ao tentar driblar Martín Silva para fazer o segundo gol certo antes do intervalo.

A etapa final teve um CRB mais conservador. Pressionado, o Vasco teve que sair para o jogo. E se expôs ainda mais aos contragolpes. As entradas de Eder Luis e Evander até melhoraram ligeiramente o Vasco, mas não resolveram os problemas do ataque. Foi neste momento que Jorginho tentou uma surpreendente aposta. Sacou Thalles para colocar Rafael Vaz. No ataque. E deu certo. O zagueiro aproveitou o cruzamento de Eder Luis e, aos 47, vestiu novamente a armadura de herói. Vasco classificado.
RAFAEL VAZ
O ano de 2016 tem sido particularmente especial para Rafael Vaz. Ainda que não seja titular no Vasco, o zagueiro vestiu pela segunda vez a armadura de herói. Depois do Carioca, decisivo também na Copa do Brasil. De forma dramática, nos acréscimos de uma competição em formato de mata-mata. E tudo isso em meio à discussão de renovação salarial. Merece?

PÚBLICO E RENDA
Presente: 2.614
Pagante: 2.415
Renda: R$ 57.330,00.
AS APOSTAS DE JORGINHO
Jorginho abusou das apostas contra o CRB. Inicialmente, poupou Madson e promoveu Bruno Ferreira ao time titular. Yago Pikachu ainda entrou no meio, no lugar de Julio dos Santos, que ficou no banco. Nada deu certo. Porém, a mais surpreendente aconteceu com bola rolando. Precisando do gol no segundo tempo para evitar os pênaltis, Jorginho colocou Rafael Vaz no time. Brilhou a estrela. Aliás, as estrelas. Do técnico e de Rafael Vaz, que marcou o gol da classificação aos 47 minutos da etapa final.
DIEGO

Perseguido pela torcida quando vestiu a camisa do Vasco, o lateral-esquerdo Diego teve o gosto da vingança depois de nove anos. Foi dele o gol do falta no primeiro tempo. E não foi só isso. Na etapa final, Diego salvou, em cima da linha, um gol certo no cabeceio de Thalles. Só não foi completo porque Rafael Vaz estragou a festa do lateral marcando o gol da eliminação quase no fim do jogo.

Fla perde para o Fortaleza, é eliminado e faz sua pior campanha na Copa do Brasil.

O Flamengo escreveu, nesta quarta-feira, um capítulo relevante de sua história. Mas contraindo a lógica, foi algo para ser esquecido. A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza (dois gols de Pio e Alan Patrick descontando), em Volta Redonda, representou a pior campanha do Rubro-Negro na Copa do Brasil. Com uma atuação segura e se fazendo de dono do jogo durante os 90 minutos, o Tricolor cearense garantiu, até com certa tranquilidade, a vaga na terceira fase da competição. O adversário será o América-MG.
PANORAMA
Com a eliminação da Copa do Brasil, o Flamengo poderá disputar a Copa Sul-Americana neste ano. O próximo compromisso do Rubro-Negro é neste domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza recebe o River-PI na próxima segunda-feira, pela Série C do Brasileirão.
PÚBLICO E RENDA
Estiveram presentes 5.193 torcedores ao Raulino de Oliveira (4.390 pagantes), com renda de R$ 77.550.
90 MINUTOS
Para o Flamengo, não tinha mistério. O jeito era buscar o ataque desde o início para fazer o 1 a 0 que bastava para sua classificação. E assim foi: o Rubro-Negro foi para frente, mas quem fez o 1 a 0 foi o Fortaleza, em seu primeiro chute a gol. Aos três minutos, Pio aproveitou passe de Everton que passou por toda a área e fuzilou. Desorganizado e apático, o Flamengo até ameaçou esboçar uma reação no início da segunda etapa. Mas o Fortaleza, em vez de retardar a partida e esperar o tempo passar, tratou de aproveitar os espaços deixados pelo Flamengo e sair para o ataque sempre que possível. E assim sacramentou a classificação aos 19 minutos, novamente com Pio, chutando uma bola que passou por baixo do corpo de Paulo Victor. Aos 43 minutos, quando pouco se podia fazer, Alan Patrick marcou de falta o gol de despedida do Flamengo na Copa do Brasil.
SILENCIANDO O FLA
Com rapidez e movimentação pelo lado direito, Pio ainda contou com a péssima marcação do Flamengo para ter todo o espaço de que precisava. Assim, o apoiador marcou os dois gols do Fortaleza e foi o principal nome da classificação tricolor na Copa do Brasil.
INSEGURANÇA

Questionado pela torcida desde o início do ano, Paulo Victor ainda não conseguiu transmitir segurança. Contra o Fortaleza, mais uma vez sofreu pelo menos um gol que deu a impressão de ser defensável. Foi o caso do segundo gol de Pio, no qual a bola passou por baixo de seu corpo.

VIVE, TRICOLOR! Heroico, São Paulo faz gol no Horto, despacha Atlético-MG e avança à semi da Libertadores.


O São Paulo foi heroico nesta quarta-feira para segurar a pressão do Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte, e se classificar às semifinais da Taça Libertadores. Mesmo perdendo por 2 a 1, o Tricolor garantiu a vaga por causa do gol marcado fora de casa, por Maicon, de cabeça (o jogo de ida, quarta passada, no Morumbi, foi 1 a 0 para o time paulista). O Galo foi avassalador no início e marcou dois gols em 11 minutos, com Cazares e Carlos, mas levou o gol três minutos depois, em falha de Victor, e acabou diminuindo o ritmo.
QUEM VEM LÁ?

O adversário são-paulino na semifinal ainda não está definido. Se nesta quinta-feira o Atlético Nacional (Colômbia) eliminar o Rosário Central (Argentina), o time colombiano será o adversário do São Paulo. Se der Rosário, e o Nacional (Uruguai) eliminar o Boca Juniors (Argentina), também nesta quinta, então o Tricolor enfrentará o Rosário. E se os dois argentinos (Rosário e Boca) passarem, o time brasileiro terá de esperar o duelo entre Pumas (México) e Independiente Del Valle (Equador), que se enfrentam  na próxima terça-feira.

Resultados das loterias da Caixa.

QUINA: CONCURSO 4.087 - LOCAL: SÃO PAULO
DIA: QUARTA-18/05/2.016
36-56-58-64-74
QUINA          ACUMULOU -                   1.093.589,23
QUADRA      44 GANHADORES           R$  7.307,51
TERNO          3.824 GANHADORES      R$     126,43

LOTOFÁCIL: CONCURSO 1.363
05-07-09-10-12-13-14-15-16-17
19-20-21-22-23
15 ACERTOS           3 GANHADORES           R$ 520.736,17
14 ACERTOS           421 GANHADORES          R$ 1.631,08
13 ACERTOS           15.246 GANHADORES    R$ 20,00
12 ACERTOS           180.410 GANHADORES R$ 8,00
11 ACERTOS           977.211 GANHADORES R$ 4,00


MEGA-SENA: CONCURSO 1.819
17-18-26-30-33-37
SENA ACUMULOU  -                      R$   27.454.572,98        -
QUINA          30 GANHADORES            R$ 80.841,77

QUADRA      4.092 GANHADORES      R$ 846,68

18 de maio de 2016

É tricampeão! Sevilla bate Liverpool e conquista Liga Europa pela terceira vez seguida.


Time espanhol saiu atrás do placar no primeiro tempo, mas virou em apenas 18 minutos.

A Liga Europa não tem um novo dono há três anos. Pela terceira vez consecutiva, o Sevilla foi campeão da Liga Europa, ao bater o Liverpool por 3 a 1, em jogo na Basiléia, na Suíça. Mesmo sem jogar bem durante o primeiro tempo, em que saiu perdendo por 1 a 0, o time espanhol voltou com outra postura no segundo tempo e marcou três gols em 25 minutos, conquistando mais uma taça da Liga Europa. Fonte; R7

Maioria dos brasileiros aprova idade mínima para aposentadoria, diz CNI.


Para 85%, governo não deve aumentar impostos para bancar atual modelo de Previdência
Sete em cada dez entrevistados discordam que trabalhar mais seja a melhor forma para garantir aposentadoria para todos
Sete em cada dez entrevistados discordam que trabalhar mais seja a melhor forma para garantir aposentadoria para todos
EBC
Pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira", do Ibope Inteligência para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), aponta que 85% dos entrevistados discordariam e apenas 11% concordariam em pagar mais impostos para manter as atuais regras de aposentadoria.

Do total 2% não concordam nem discordam e o mesmo porcentual não soube ou não respondeu. O levantamento, divulgado apenas nesta quarta-feira (18) pela CNI, foi feito com 2002 entrevistados de 143 municípios brasileiros entre 4 e 7 de dezembro do ano passado.

A pesquisa apontou que 75% dos que responderam à pesquisa discordam que os trabalhadores se aposentem cada vez mais tarde, diante de um cenário brasileiro com as pessoas vivendo até idades mais avançadas. No entanto, 65% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria.

O levantamento apontou conhecimento dos brasileiros sobre as regras de aposentadoria desiguais para os trabalhadores brasileiros e mostrou que 76% entendem que algumas pessoas podem se aposentar com regras diferentes. Diante disso, 72% dos entrevistados defenderam a equiparação de regras de aposentadoria para todos trabalhadores.


"A reforma da Previdência Social é necessária para dar sustentabilidade aos benefícios e reduzir a pressão sobre as contas públicas. O envelhecimento da população torna inviável a manutenção das regras atuais. O País precisa enfrentar esse problema para garantir a capacidade do governo de pagar as aposentadorias e pensões para os brasileiros", informou Robson Braga Andrade, presidente da CNI.

Sentença de José Dirceu tem a pena mais longa em ações da Lava Jato.


Ex-ministro foi condenado nesta quarta a 23 anos e três meses de prisão.
Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização.
O ex-ministro José Dirceu deixa a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, de onde segue a caminho do hangar da PF no aeroporto de Brasília para embarcar para Curitiba e se juntar a outros presos da 17ª etapa da operação Lava Jato (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
A pena de 23 anos e três meses a que o juiz Sérgio Moro condenou o ex-ministro José Dirceu é, até o momento, a mais longa dos dois anos da Operação Lava Jato. Até essa quarta-feira (18) a maior condenação em primeira instância em processos derivados da operação era de Renato Duque, 20 anos e oito meses. Cabe recurso contra a sentença.
No mesmo processo, o empresário Milton Pascowitch foi condenado a 20 anos e dez meses de prisão, sendo a segunda pena mais longa.
Esta foi a primeira condenação de José Dirceu em processos da Lava Jato. Outros réus, como Renato Duque, Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, por exemplo, têm somas de penas maiores do que do ex-ministro. Veja a lista completa de condenados em ações penais da Lava Jato.
Para chegar aos 23 anos e três meses o juiz Sérgio Moro levou em conta os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa.
Corrupção passiva: 10 anos
Lavagem de dinheiro: 9 anos e dois meses
Organização Criminosa: 4 anos e um mês


Corrupção passiva
Ao falar sobre a corrupção passiva o juiz destacou que José Dirceu tinha antecedentes criminais por já ter sido condenado pelo mesmo crime no processo do Mensalão. Moro também considerou que o crime envolveu o recebimento de cerca de R$ 15 milhões em propinas.
“A corrupção com pagamento de propina de quinze de milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial”, escreveu o juiz. Moro também destacou o fato de José Dirceu ter recebido valores do esquema da Petrobras mesmo quando estava sendo julgado pelo caso do Mensalão.
Por estes fatores, Moro determinou que a pena por corrupção passiva deveria inicialmente ser de cinco anos de prisão. No entanto, ao constatar que os pagamentos de vantagens indevidas compraram a lealdade de agentes públicos da Petrobras, o juiz aumentou a pena para seis anos e oito meses.
Ao observar, porém, que os cinco crimes de corrupção representaram continuidade da ação criminosa, a unificação das penas com majoração deveria chegar a dez anos de prisão por corrupção passiva.
Lavagem de dinheiro
Assim no caso da corrupção, o juiz levou em conta o antecedente criminal de José Dirceu no caso do Mensalão. Moro assinalou que a lavagem envolveu “especial sofisticação” através da simulação de prestação de serviços e emissão de contratos e notas fiscais. Pelo menos R$ 10 milhões foram alvo de lavagem, conforme a sentença.
Assim, o juiz partiu de uma pena de cinco anos para o ex-ministro por esse crime. Ao constatar que a lavagem teve por antecedentes os crimes de cartel e ajuste fraudulento de licitações, com objetivo de viabilizar a prática de corrupção, o juiz elevou a pena para cinco anos e seis meses.
Considerando novamente a continuidade dos crimes, a majoração das penas levou a sentença a nove anos e dois meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.

Não reconheço José Dirceu de Oliveira e Silva como o comandante do grupo criminoso, pelo menos considerando-o em toda a sua integralidade"
Sérgio Moro, juiz
Organização criminosa
Para este crime o juiz mais uma vez levou em conta os antecedentes criminais de Dirceu no Mensalão. “Considerando que não se trata de grupo criminoso organizado de tipo mafioso, ou seja, com estrutura rígida e hierarquizada, o que significa menor complexidade, circunstâncias e consequências não devem ser valoradas negativamente”, afirmou o juiz ao fixar inicialmente a pena em três anos e seis meses.
O juiz decidiu, no entanto, aumentar a pena para quatro anos e um mês considerando que a organização criminosa cooptou funcionários públicos da Petrobras, como Renato Duque e Pedro Barusco.
“Não reconheço José Dirceu de Oliveira e Silva como o comandante do grupo criminoso, pelo menos considerando-o em toda a sua integralidade (empresários, intermediários, agentes públicos e políticos)”, observou ainda o juiz.
Multa
Além dos 23 anos e três meses de prisão, o juiz condenou ainda José Dirceu a pagar multa de R$ 1.728.900. Os valores levam em conta os três crimes pelos quais o ex-ministro foi condenado.
Outro lado
O advogado de Dirceu, Roberto Podval, disse que irá recorrer da decisão, que considerou "desnecessária".

"Achei uma decisão previsível embora desnecessária. Quando você condena uma pessoa a 23 anos de prisão, qual é a finalidade? Para um homem de 70 anos, é prisão perpétua. Se julgou não o homem José Dirceu, mas o que significa José Dirceu. Mataram um mito", afirmou Podval ao G1.

Microcefalia: casos confirmados chegam a 1.384, diz ministério.


Foram 96 novas notificações e 58 casos confirmados em uma semana.
Pernambuco é o estado mais afetado, com 354 casos.
O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.384. Ao todo, foram 7.534 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro, até 14 de maio. Segundo a pasta, 2.818 casos foram descartados e outros 3.332 casos ainda estão sendo investigados.
Os dados são do boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (18). Dos casos confirmados de microcefalia, 207 tiveram teste positivo para o vírus da zika.
Em uma semana, desde a divulgação do último boletim, foram 96 novas notificações, 58 casos confirmados e 139 casos descartados.
Estados
O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 354 casos, seguido da Bahia, com 243, Paraíba, com 125, e do Maranhão, com 117.

Desde 22 de outubro, houve 273 notificações de mortes por microcefalia ou outras alterações no sistema nervoso central durante a gestação ou após o parto. Deste total, 59 óbitos foram confirmados para microcefalia e alterações do sistema nervoso central, 37 foram descartados e 177 continuam sob investigação.
Fonte. G1

17 de maio de 2016

Escala de arbitragem C 40.

Sexta-feira pelo Cinquentão, Trairagem x Junto e Misturado. Adauto Brasileiro e Jose Fernando.
Servbem x Guedes. Mario Luis, Adauto Brasileiro e Jose Fernando.

Sábado Infantil. C 40 x Oz Kanalhas. Mario Luis e Welton Bispo.

Super master, Crediário x Trairagem. Rubens Marques, Welton Bispo e Gleydson Santos.
Domingo. Zika x Vai e Vem, Danilo Roger, Jose Nilton e Sidney Cruz.
Master. Nasa X St Cruz, Alam Moreira, Eilson Dantas e Paulo de Tarso
Novos. Pe de Cana x Revelação, Henrique Sampaio, Paulo Vitor e Alexsandro Alves.
Diretores. Marcio, Marcelo e Gilvan.

16 de maio de 2016

Secretário acha injusta greve dos professores em Ibicaraí.


A prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria de Educação informam a população local que pagou mais de 90% dos salários dos professores da rede municipal, referente ao mês de abril desse ano. Segundo o secretário Municipal de Educação Uildo Batista, a folha total dos funcionários da educação em Ibicaraí é de R$ 634.7943 e desse total R$ 550.853,45 foram pagos, restando R$ 83.925,98 que será pago no próximo dia 20.
A secretaria municipal de Educação tem no quadro de funcionários 246 professores, dos quais 224 estão com salários em dia, restando apenas o pagamento de 22 professores que são celetistas e irão receber no próximo dia 20. Temos ainda 143 funcionários de serviços gerais, dos quais 130 estão com o salário em dia e os 13 restantes receberão no próximo dia 20.
“Até entendo o descontentamento dos poucos professores (22 para ser mais exato) que não receberam, mais é injusto que os mais de 3 mil alunos da rede pública municipal fiquem sem aula, sendo que a grande maioria dos professores com o salário em dia. Até concordo que a luta seja pela classe, mais não tem sentido professor com salário em dia fazendo greve, até porque já garantimos que os professores da educação infantil receberão no próximo dia 20”, disse Uildo.
Texto: Arnold Coelho – Foto: André Luiz Evangelista




VEJA QUANTO JÁ CHEGOU EM IBICARAÍ SÓ EM 2016.

IBICARAÍ- Situação Geográfica:     Litoral Sul, a 470 km de Salvador
Receita Própria do Município:  R$ 1.564.811,65 *
Transferência de Recursos:        R$ 35.168.630,03 *
Receita Total (Própria + Tranferências):               R$ 36.733.441,68 *
Gastos com Saúde:         R$ 4.633.306,82 *
Gastos com Educação:  R$ 12.962.328,98 *

PAINEL
Repasses do Governo Federal para os favorecidos situados no município em abril de 2016:
R$ 682.244,00
Repasses do Governo Federal para os favorecidos situados no município acumulado em 2016:
R$ 10.464.793,12


Transferências por Área (Função) *
Encargos Especiais R$ 4.586.067,33
Assistência Social R$ 2.966.769,84
Saúde R$ 1.993.650,24
Educação R$ 918.305,71

Transferências por Ação
FPM - CF art. 159 R$       3.602.318,06
PAB Variável - PSF R$    1.061.216,30
FUNDEB R$ 873.493,43
FUNDEB R$ 814.118,70
TETO MAC R$ 427.839,34

Recursos Pagos Direto ao Cidadão
Bolsa Família R$ 2.714.969,00

Transferência de Renda – PETI R$ 200,00

TCM promove 2ª edição do Encontro de Orientação com Gestores sobre Encerramento de Mandato.


Em virtude da grande procura, o Tribunal de Contas dos Municípios e a União dos Municípios da Bahia – UPB promoverão no dia 17 de maio a 2ª edição do Encontro de Orientação do TCM com Gestores Municipais sobre o Encerramento de Mandato. O evento é destinado apenas para aqueles que não conseguiram se inscrever na 1ª edição, pois serão abordados e debatidos os mesmos temas.
O evento é gratuito e tem como público-alvo prefeitos, vereadores, secretários de administração e finanças, procuradores, contadores, assessores jurídicos e técnicos das prefeituras e câmaras. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas através do através do site www.tcm.ba.gov.br ou www.upb.org.br, até o dia 16 de maio.
O encontro, que abordará temas específicos sobre o encerramento do mandato, será iniciado com a palestra do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Danilo Diamantino Gomes, sobre as principais providências exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, seguida da participação do diretor adjunto da Escola de Contas, Adelmo Gomes Guimarães, falando sobre o papel do controle interno.
Também serão promovidos debates sobre os “Principais motivos para rejeição de contas no último ano do mandato”, pelo assessor jurídico Alessandro Prazeres, “Fixação de subsídios de agentes políticos”, com o auditor de controle externo Antônio Dourado, “Vedações da Lei Eleitoral na perspectiva do TCM”, ministrado pelo chefe da Assessoria Jurídica Antônio Emanuel de Souza, “Procedimentos administrativos: renovação de contratos, novas licitações de serviço e fornecimento de material”, com a assessora jurídica Maria da Conceição Castellucci, “Artigo 42 da LRF: despesas nos dois últimos quadrimestres”, pelo diretor de controle externo Josival de Cristo Santos, e, finalizando o evento, o diretor de Tecnologia e Informação do TCM, Pedro Vieira, tratará da “Prestação de contas eletrônica: e-TCM em números”.
Data: 17 de maio de 2016
Horário: 8h às 17h

Local: Auditório da UPB
FONTE; TCM 

15 de maio de 2016

Resultados do Municipal.

Dois jogos ocorreram na tarde deste Domingo, pelo campeonato municipal 2016, no Euclidão.
Na preliminar, o Guarany ficou no empate com o Cajueiro, o jogo não saiu do 0 x 0.

O Guarany jogou com, Lima, Adilio, Ricardo, Lucas, Memen, (Juninho), André, Caique, Caio, Dé Berá, Quinho, (Danilo), Peloco.

O Cajueiro jogou com, Yago, Arnaldo, Tizio, Danilão, Juliano, Dico, (Cambute), Garçá, Pitú, Amauri, (Gabriel Nascimento), Coelho e Hudson.

Na segunda partida, Os Cobras, bateu o Santa Isabbel, por 2 x 0, com gols de Rafael e Hudson.

Os Cobras jogou com Relepa, Sávio, (Hudson), Welton, Lozo, Tchá, Reinaldinho, (Lú), Vaguinho, Léo Tripa), Nido, (Rone), Deivinho, Rafael e Nininho, (Rubinho).

O Santa Isabel jogou com, Samuel, Dudé, (Antonio Freire), Zé Beré, Dil, Hervinho, (Antonio), Clevinho, Ronaldo, Thiago, Teteu, (George), Lucas.

Domingo teremos St Isabel x Gremio. Caxias X Cajueiro.

Resultados do C 40.

Na Sexta feira pela categoria Cinquentão. Sibri Ciclo 2 X 2 Esquadra Azurra, com dois gols de Chê para o Sib ri Ciclo e dois de João da Nordestina, para o Esquadra.

Pela mesma categoria, Servbem 0 x 0 Floresta Azul.

No Sábado, pela categoria infantil, Trairagem 7 X 0 Come Dorme, com Larrick e Pedro marcando duas vezes, Gui, Artur e Maurício marcando uma vez cada.

Pela categoria Novos, Bela Vista 2 X 2 Revelação, com Mateus (contra) e Rubinho para o Bela. Klayver e Patric Seles para os garotos.

Pela categoria master, mais um empate, desta vez para St Cruz 1 X 1 BNEC, com Nego má para o St Cruz e Flau, para o BNEC.

No Domingo, super master; São Camilo 3 X 0 C 40, com gols de Gildo 2 X, Iril uma.
Pela mesma categoria, Vai e Vem 2 X 0 Trairagem, com gols de Clodoaldo e Feiticeira.

Pela categoria Novos, Pé de Cana 2 X 1 Oz Kanalhas, com Léo de Guio e Adriano (contra) pera o Pé de Cana, Renatinho, para os Kanalhas.

CBF adota mudanças nas regras do futebol para o Brasileirão 2016.


Campeonato terá alterações em diversos quesitos, como o tamanho padrão do campo de jogo.
A CBF decidiu adotar as alterações nas regras do futebol para o começo do Brasileirão 2016. As mudanças, definidas pela International Football Association Board (IFAB), são consideradas as mais abrangentes em toda a história de 130 anos da entidade. Em resumo, o livro de regras foi reorganizado e atualizado para facilitar a leitura e o entendimento pelos árbitros e por toda a comunidade do futebol. Para se ter uma ideia, cerca de 10 mil palavras foram retiradas para que o texto ficasse mais claro e objetivo. As informações são do analista de arbitragem Diori Vasconcelos, da Rádio Gaúcha.

Mesmo que em caráter simples, houve mudanças em 16 das 17 regras. A única regra que não sofreu alteração foi a de número 2 (que fala sobre a bola). Na manhã dessa quinta-feira, na sede da Federação Gaúcha de Futebol, houve uma palestra com Milton Otaviano, instrutor da CBF e ex-assistente Fifa, para esclarecer o que muda a partir do próximo final de semana no Brasileirão. As mudanças nas regras também serão válidas a partir da terceira fase da Copa do Brasil, Copa América e outras competições nacionais e internacionais.

Seguem as principais mudanças que estarão em vigor a partir de agora:

REGRA 1 – O CAMPO DE JOGO

– O importante aqui é que as entidades poderão estabelecer o tamanho dos campos para suas competições, dentro dos limites da regra. A CBF anunciou que vai adotar a dimensão de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Com isso, os campos do Brasileirão terão tamanho padrão.

REGRA 3 – OS JOGADORES

– O árbitro poderá expulsar um jogador antes do começo do jogo. Desde o momento em que o juiz entra em campo para a inspeção no gramado, passa a ter esse poder.

– Caso um jogador reserva, substituído ou até um integrante da comissão técnica cause interferência no jogo, um tiro livre direto será marcado e haverá a expulsão do infrator. Exemplo: uma bola está entrando no gol e um jogador reserva que estava aquecendo na linha de fundo invade o campo e impede o gol. O árbitro marcará pênalti e aplicará cartão vermelho. Caso um gandula ou um torcedor ou um elemento externo ao jogo cometa a mesma infração, a partida seguirá sendo reiniciada com bola ao chão. Porém, se um gandula tenta evitar um gol e toca na bola, mas não consegue impedir que a bola entre, o gol será validado.

REGRA 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

– O jogador pode voltar com o jogo em andamento após trocar/corrigir o equipamento, que deve ser checado (pelo árbitro, 4ºárbitro ou árbitro assistente) e o árbitro autorizar. Anteriormente, o jogo precisava estar parado, pois a verificação deveria ser feita somente pelo árbitro.

REGRA 5 – O ÁRBITRO

– Se ocorrer mais de uma infração ao mesmo tempo, a mais grave será a punida. Ordem de gravidade: sanção disciplinar (vermelho mais grave do que amarelo, etc¿); tiro livre direto é mais grave do que tiro livre indireto; infração física (contato) é mais grave do que a não física (mão na bola, impedimento); impacto tático. Exemplo polêmico: em um escanteio, ao mesmo tempo, dentro da grande área, um atacante puxa um zagueiro e outro zagueiro puxa outro atacante de maneira simultânea. O que o árbitro deve fazer? Em infrações simultâneas, a mais grave será marcada. Ou seja, pênalti.

REGRA 8 – O INÍCIO E REINÍCIO DE JOGO

– A principal mudança é o fato de que a bola poderá ser chutada em qualquer direção no pontapé inicial de um jogo. Anteriormente, a bola obrigatoriamente deveria ser chutada para frente. Então, era comum a presença de dois jogadores no tiro de saída. Um deles dava um toque curto para frente e o outro dava o passe para trás. Agora, o toque para frente não é mais necessário.

REGRA 9 – A BOLA DENTRO E FORA DE JOGO

– Apenas o esclarecimento de que a bola continua em jogo se, ainda dentro dos limites do campo, bater em qualquer um dos árbitros. Isso inclui árbitros assistentes adicionais. Essas mudanças decorrem do ingresso da figura do árbitro assistente adicional, popularmente conhecido como árbitro de gol.

REGRA 10 – DETERMINANDO O RESULTADO DA PARTIDA

– Quando um jogo for decidido nos pênaltis, o árbitro realizará dois sorteios antes das cobranças. O primeiro para definir o lado e o segundo para definir quem começa batendo.

REGRA 11 – IMPEDIMENTO

– Houve a colocação de alguns pontos que não ficavam claros pelo texto anterior. Destaco três:

1) A linha que divide o gramado é neutra para o impedimento. Um jogador pisando na linha, portanto, é considerado como no próprio campo e não será punido com impedimento.

2) Ao julgar uma posição de impedimento não serão levados em conta os braços dos jogadores, INCLUSIVE DOS GOLEIROS. A parte referente aos goleiros não estava clara.

3) Posição de impedimento não é infração. Só será no momento em que o jogador estiver envolvido em jogo ativo.

REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES

– Quando a falta envolver contato físico será sempre tiro livre direto.

– Tentativa de conduta violenta é cartão vermelho, mesmo sem haver contato.

– Nem todo lance de mão na bola é motivo de cartão amarelo. A punição está vinculada ao contexto da infração. Se impede ataque promissor, amarelo. Se impede chance clara e imediata de gol, vermelho.

– Infração com contato físico contra o árbitro, oficial da equipe, jogadores substituídos, passa a ser punida com tiro livre direto. Exemplo: com o jogo em andamento, o defensor atinge o árbitro com um soco dentro da área. O zagueiro será expulso e o árbitro marcará pênalti para o time adversário.

– Falta fora de campo passa a ser tiro livre direto sobre a linha no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração. Exemplo: se um jogador, que está nos limites laterais da grande área, mas está fora de campo, ou seja, além da linha de fundo, é atingido por um adversário, o árbitro marcará pênalti. No texto anterior, não haveria falta com o jogador fora de campo.

– E o mais importante: Quando um jogador impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária com falta de mão deliberada, o jogador deve ser expulso onde quer que a falta ocorra. Quando um jogador cometer uma falta contra um adversário, dentro da própria área penal, que impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol do adversário e o árbitro conceder um tiro penal, o jogador infrator será advertido com cartão amarelo, salvo se: a falta for de segurar, puxar ou empurrar; o jogador infrator não tentar jogar a bola, ou quando não houver possibilidade de jogar a bola; a falta for punível só com cartão vermelho, independente da parte do campo em que ocorra (exemplo: falta grave, conduta violenta, etc¿). Nesses casos, o jogador será expulso. Então, quando não será? Um exemplo: um jogador atacante ingressa na área, toca a bola para o lado para fazer o drible e o goleiro, visando a bola, tenta interceptar a jogada e acaba cometendo o pênalti, o árbitro marcará a infração, mas aplicará o cartão amarelo e não mais o vermelho.

REGRA 14 – O TIRO PENAL

– Detalhamento de quando será aplicado amarelo e em quais casos o árbitro mandará repetir um pênalti ou quando concederá um tiro livre indireto para a equipe defensora por alguma infração cometida pela equipe atacante. Exemplo 1: o pênalti deve ser chutado para frente. Caso um jogador chute para trás, a cobrança não será repetida. O árbitro marcará tiro livre indireto para a equipe defensora e aplicará amarelo para o jogador. Exemplo 2: outro caso importante é que quando o goleiro se adiantar para uma defesa e o árbitro mandar voltar a cobrança, o goleiro deverá ser advertido com cartão amarelo.
Fonte; Rádio Gaucha