PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

21 de dezembro de 2013

Ritalina, a droga legal que ameaça o futuro.


É uma situação comum. A criança dá trabalho, questiona muito, viaja nas suas fantasias, se desliga da realidade. Os pais se incomodam e levam ao médico, um psiquiatra talvez.  Ele não hesita: o diagnóstico é déficit de atenção (ou Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH) e indica ritalina para a criança.

O medicamento é uma bomba. Da família das anfetaminas, a ritalina, ou metilfenidato, tem o mesmo mecanismo de qualquer estimulante, inclusive a cocaína, aumentando a concentração de dopamina nas sinapses. A criança “sossega”: pára de viajar, de questionar e tem o comportamento zombie like, como a própria medicina define. Ou seja, vira zumbi — um robozinho sem emoções. É um alívio para os pais, claro, e também para os médicos. Por esse motivo a droga tem sido indicada indiscriminadamente nos consultórios da vida. A ponto de o Brasil ser o segundo país que mais consome ritalina no mundo, só perdendo para os EUA.

A situação é tão grave que inspirou a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a fazer uma declaração bombástica: “A gente corre o risco de fazer um genocídio do futuro”, disse ela em entrevista ao  Portal Unicamp. “Quem está sendo medicado são as crianças questionadoras, que não se submetem facilmente às regras, e aquelas que sonham, têm fantasias, utopias e que ‘viajam’. Com isso, o que está se abortando? São os questionamentos e as utopias. Só vivemos hoje num mundo diferente de mil  anos atrás porque muita gente questionou, sonhou e lutou por um mundo diferente e pelas utopias. Estamos dificultando, senão impedindo, a construção de futuros diferentes e mundos diferentes. E isso é terrível”, diz ela.

O fato, no entanto, é que o uso da ritalina reflete muito mais um problema cultural e social do que médico. A vida contemporânea, que envolve pais e mães num turbilhão de exigências profissionais, sociais e financeiras, não deixa espaço para a livre manifestação das crianças. Elas viram um problema até que cresçam. É preciso colocá-las na escola logo no primeiro ano de vida, preencher seus horários com “atividades”, diminuir ao máximo o tempo ocioso, e compensar de alguma forma a lacuna provocada pela ausência de espaços sociais e públicos. Já não há mais a rua para a criança conviver e exercer sua “criancice.

E se nada disso funcionar, a solução é enfiar ritalina goela abaixo. “Isso não quer dizer que a família seja culpada. É preciso orientá-la a lidar com essa criança. Fala-se muito que, se a criança não for tratada, vai se tornar uma dependente química ou delinquente. Nenhum dado permite dizer isso. Então não tem comprovação de que funciona. Ao contrário: não funciona. E o que está acontecendo é que o diagnóstico de TDAH está sendo feito em uma porcentagem muito grande de crianças, de forma indiscriminada”, diz a médica.

Mas os problemas não param por aí. A ritalina foi retirada do mercado recentemente, num movimento de especulação comum, normalmente atribuído ao interesse por aumentar o preço da medicação. E como é uma droga química que provoca dependência, as consequências foram dramáticas. “As famílias ficaram muito preocupadas e entraram em pânico, com medo de que os filhos ficassem sem esse fornecimento”, diz a médica. “Se a criança já desenvolveu dependência química, ela pode enfrentar a crise de abstinência. Também pode apresentar surtos de insônia, sonolência, piora na atenção e na cognição, surtos psicóticos, alucinações e correm o risco de cometer até o suicídio. São dados registrados no Food and Drug Administration (FDA)”.


Enquanto isso, a ritalina também entra no mercado dos jovens e das baladas. A medicação inibe o apetite e, portanto, promove emagrecimento. Além disso, oferece o efeito “estou podendo” — ou seja, dá a sensação de raciocínio rápido, capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo, muito animação e estímulo sexual — ou, pelo menos, a impressão disso. “Não há ressaca ou qualquer efeito no dia seguinte e nem é preciso beber para ficar loucaça”, diz uma usuária da droga nas suas incursões noturnas às baladas de São Paulo. “Eu tomo logo umas duas e saio causando, beijando todo mundo, dançando o tempo todo, curtindo mesmo”, diz ela.

20 de dezembro de 2013

"Rei do Brega", Reginaldo Rossi morre aos 69 anos no Recife.


O músico pernambucano descobriu que estava com câncer de pulmão no dia 11 de dezembro e respondeu mal à primeira sessão de quimioterapia;
Morreu, nesta sexta-feira (20), o cantor pernambucano Reginaldo Rossi, aos 69 anos. Ele estava internado no Hospital Memorial São José, no Recife (PE). Reginaldo deu entrada no hospital em 28 de novembro e foi levado diretamente para a UTI. Na ocasião, a família não divulgou a causa da internação. Em 4 de dezembro, um nódulo foi retirado da axila direita do cantor e submetido a biópsia. No dia 9, passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. O resultado da biópsia, divulgado no dia 11, confirmou o diagnóstico de câncer de pulmão.
Em sua primeira sessão de quimioterapia, o cantor respondeu mal e precisou de hemodiálise e remédio para controlar a pressão. Em 12 de dezembro, a pressão arterial se estabilizou e o funcionamento dos rins e os exames laboratoriais também melhoraram.

Porém, na tarde de 19 de dezembro, Reginaldo voltou a ser entubado, desta vez por apresentar fadiga muscular e queda da saturação de oxigênio, conforme divulgou o boletim médico.

Clube da Bélgica acerta com jovem de 20 meses por 10 temporadas.

Clube da Bélgica acerta com jovem de 20 meses por 10 temporadas; Dirigente diz que controle de bola da criança é 'impressionante'.
Já é normal ver os clubes contratarem jogadores cada vez mais jovens, mas o Racing Boxberg, clube amador de Gante, na Bélgica, foi longe demais. Acertou no fim de semana, segundo o seu site oficial, a contratação de Bryce Bites, de apenas 20 meses. E já segurou o bebê por 10 anos em seu contrato. O secretário do time justificou o acerto.
- Bryce exibe um toque e uma técnica que crianças de quatro ou cinco anos não possuem. Seu controle de bola é incrível, dribla como um fora de série e sabe passar em todas as direções - justificou Dany Vodnik.
Surpreendentemente, não é a contratação mais "infantil" de todos os tempos. Em 2011, o  Venlo, da Holanda, contratou Baerke van der Meij, de 18 meses.

No Racing, Bites vai ter que mostrar sua força e disputar com os mais velhos. Ele já está federado e vai disputar na categoria Sub-5 do clube.
Fonte; lancenet.com.br

18 de dezembro de 2013

Axé da sorte vai sortear um Camaro 0 Km, dia 18 de Dezembro.

O grupo Axé da sorte, que se notabilizou por fazer vários ganhadores em Itabuna e região, inclusive em Ibicaraí; Neste final de ano, lança uma super promoção.
O grupo estará sorteando este lindo Camaro vermelho, só resta saber por qual motivo, nos panfletos espalhados pelas cidades, está a figura de um camaro amarelo?
Independente da cor, o premio deve bater recorde de vendas, pois a cartela está sendo vendida por R$ 10.00. ( Dez reais).

Em Ibicaraí é mais fácil encontrar um vendedor do Axé da sorte nas ruas, do que qualquer outra coisa.

KAKÁ, O HOMEM-GOL DO INTERMUNICIPAL 2013;


Após dezoito rodadas da competição mais democrática do país, os fanáticos torcedores do Intermunicipal conheceram no último domingo (15),  o centroavante mais temido pelos goleiros.
 Desapontando os matemáticos de plantão por ter feito quase um terço dos gols da Seleção de Itajuípe até a decisão, o dono da bola Cristiano Silva Farias, ou simplesmente Kaká, balançou as redes adversárias 12 vezes e levou para casa a chuteira de ouro 2013.
 O goleador de 24 anos, que já levantou o título do Intermunicipal em 2010 por Porto Seguro, além da artilharia, é natural de Itabuna e começou sua trajetória no mundo da bola na região cacaueira, onde atuou nas seleções de Jussari, Arataca, Anuri, Camacan e Mascote.
 Em 2008, surgiu a oportunidade de jogar profissionalmente no Nacional de Patos – SP, porém devido à saudade da Bahia, retornou ao seio familiar e desta vez disputou inúmeras competições por Camacan.

Por fim, o jogador “máquina de gols” agradeceu aos atletas da seleção, a comissão técnica e toda a diretoria por esse feito histórico. “Todos questionaram e falaram que essa seleção não passaria da primeira fase. Estou arrepiado, fomos campeões e esse título é de todos” completou.
 Integrando o Top Five desta edição, estão Ronaldo, de Santo Amaro, com 11 gols; Pim, da seleção de Ibicaraí, com 10 gols; Boca, de Brumado e Alexandre, de Cipó, ambos com nove gols cada.

Foto interna: Ligeirinho no Esporte

ROSE É ELEITO O MELHOR GOLEIRO DO INTERMUNICIPAL 2013.


Com uma atuação brilhante, Rose foi decisivo na conquista do título do Intermunicipal 2013 por Itajuípe. O goleiro foi um dos destaques da Seleção nas duas partidas da grande decisão.
 Nos triunfos por 1 a 0, no dia 8, e 2 a 0, neste domingo (15), sobre Porto Seguro, o camisa 1 da equipe itajuipense fez defesas milagrosas. O arqueiro cresceu e momentos importantes, quando os confrontos estavam empatados e Seleção adversária construía boas chances de gols.
 Mas, engana-se quem pensa que Rose só foi decisivo nas finais. O jogador foi peça fundamental da campanha invicta de Itajuípe.
O goleiro atuou em 16 das 18 partidas da Seleção campeã na competição e sofreu apenas oito gols. O arqueiro alcançou a invejável média de 0,5 gols sofridos por partida.
 O campeonato brilhante feito por Rose lhe rendeu, além do bicampeonato por Itajuípe, o título de melhor goleiro da edição 2013 da maior competição de futebol amador do país. Após a decisão, no estádio Humberto Badaró, o atleta recebeu o troféu Bola de Ouro das mãos da diretora técnica da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Taíse Galvão, e da prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró. A premiação foi uma homenagem da FBF ao arqueiro menos vazado do certame.
A temporada, nitidamente entrou para a história de Rosenildo, mais conhecido como Rose. O goleiro, que havia batido na trave e ficado com o vice-campeonato em 2011 e 2012, por Santaluz e Coarací, respectivamente, fechou o ano no topo do ranking dos mais de 100 jogadores da sua posição que participaram do Campeonato Intermunicipal 2013.

Fonte; fbf.org.br

SALÁRIO MÍNIMO VAI A R$ 724,00 EM 2014.


dinheiro3O salário mínimo em 2014 deverá ficar entre R$ 722,00 e R$ 724,00, segundo a presidente Dilma Rousseff em entrevista concedida nesta quarta (18). Pela Lei Orçamentária Anual (LOA), o aumento será de 6,6%, fixando-0 em R$ 724,00.
O Congresso Nacional aprovou o Orçamento em votação encerrada na madrugada desta quarta e agora só depende da sanção presidencial.
- A regra da correção do salário mínimo depende do fechamento do PIB (Produto Interno Bruto) e da inflação, mas dá para sabermos que ficará entre R$ 722 e R$ 724. Se tivermos perto de R$ 724 arredondamos para cima, damos uma força”, disse Dilma. A definição sairá no próximo mês.


- Fonte: http://www.pimenta.blog.br

Evento anuncia '1ª luta mista de MMA' entre homem e mulher e gera debate.



Liderado por Dedé Pederneiras, técnico de José Aldo, o Shotoo Brasil anunciou o que diz ser a primeira luta mista de MMA da história. O evento terá um duelo entre homem e mulher e diz querer mostrar que elas já treinam no nível deles, uma inovação que já gera polêmica entre os fãs de lutas.

Os protagonistas do combate serão Emerson Falcão e Juliana Velasquez, que se enfrentam no dia 20 de dezembro, num card que será realizado no Centro Esportivo Mécimo da Silva, no Rio de Janeiro. Uma luta neste estilo já foi realizado no Rio Heroes, mas o evento era clandestino e acontecia numa academia carioca.

"A ideia foi do Andre Pederneiras, dono do evento", afirmou Juliana. "Eles entraram em contato com a Team Nogueira, minha equipe, e eles me indicaram. Estou acostumada a treinar com homem, então não estranho. Fui escolhida porque sou estreante e ele tem só uma luta e encaixou também o porte."

Eduardo Perdigão, gerente de marketing da Sports Marketing Upper, organizadora do evento, explicou ao UOL Esporte a ideia.

"Na verdade, as mulheres da equipe sempre treinam com os homens, elas treinam diretamente com eles. E a ideia é mostrar que as mulheres estão no mesmo nível deles", afirmou Perdigão.

Os lutadores se enfrentarão na categoria galo, até 61 kg. Pela equipe Nova União, de Dedé, Emersom mede 1,67 m, dois centímetros a mais que Juliana, representante da Team Nogueira. O cartel dos dois é praticamente de estreante. Ela fará sua primeira luta de MMA e Emersom perdeu na única experiência que teve no ringue.

16 de dezembro de 2013

Huanna Shows Novos é Tetra campeão no C 40.

A forte equipe do Huanna Shows, se consagrou neste Domingo no C 40, Tetra Campeão da categoria Novos, depois de bater o arqui rival Trairagem pelo placar de 2 X 0, com gols de Ricardo e Gabriel, conquistando o quarto título consecutivo na categoria.

O jogo foi marcado por muita rivalidade, que resultou em duas expulssões para o Trairagem, Minhoca e Felipe Mateus, deixaram  o campo mais cedo, depois de reclamarem da arbitragem de Edenilson Gonçalves.

O Huanna festejou o segundo título do dia, pois os coroas do Super Máster, já haviam conquistado o título da categoria, ao empatar com o Crediário em 2 X 2.

Os garotos dos novos realizaram uma campanha brilhante, conquistando em 22 jogos, 17 vitórias e 05 empates, tendo ainda o artilheiro da competição, Renatinho com 15 gols, sendo a única invicta da competição.













Bembolado é campeão Máster 2013 no C 40.

A equipe do Bembolado, mesmo perdendo para o Trairagem neste Domingo no C 40, se sagrou campeão da categoria Máster, pois havia vencido o primeiro confronto por 1 X 0, e jogava por dois resultados iguais.
Saiu perdendo com um gol de Dedeu, mas empatou com Múrilo, sofrendo o segundo gol com Zé Mário, mas a vitória não foi bastante para o Trairagem conquistar o título.

Os atletas do Bembolado festejaram bastante a campanha vitóriosa, foram 18 jogos, sendo 09 vitórias, 07 empates e apenas 02 derrotas, que foram exatamente para o Trairagem, de quebra ainda teve os artilheiros da competção, Múrilo e Josué, ambos com 08 gols.

Como destaque também o lateral Salatiel, que conquistou três títulos no mesmo dia, Como treinado do Huanna Shows, na categoria Super Máster, Como jogador na categoria Máster e como Treinador na categoria Novos, com o Huanna Shows.

 Todos fizeram questão de homenagear o saudoso Arlindo Mateus, que partiu ano passado.





Murilo comemorando o gol de empate.

gol de Zé Mário








Huanna shows Super Máster é campeão no C 40.

Jogando na manhã deste Domingo, no gramado do José Monteiro, Boca Rica, no Clube dos Quarenta, a equipe do Huanna Shows, se sagrou campeã, ao empatar em 2 X 2, com o campeão de 2012, Crediário Junior, que abriu o placar, depois de um belo cruzamento do centro avante Nego, que Júnior concluiu de cabeça, colocando os campeões na frente, e com a mão na taça. pois como jogava por dois resultados iguais, pois havia perdido o primeiro confronto por 1 X 0, bastava uma vitória simples, para conquistar o Bi campeonato.
Jogando como sempre bem retrancada, tentou manter a vantagem, mas com dois gols de Zidane, artilheiro da competição com 13 gols, sendo que no primeiro numa falha do zagueiro Braz, com o goleiro Eraldo, ele apenas empurrou para o fundo das redes, empatando o jogo ainda no primeiro tempo. 
Na segunda etapa em uma contra ataque, depois de belo passe de Ricardo Caveira, o artilheiro colocou no canto sem chances para o goleiro Eraldo, virando a partida para o Huanna.
Mas no finalzinho, numa bela cobrança de falta, Veio empatou o jogo para o crediário, contando com um pequeno vacilo no posicionamento do goleiro Cássio.
Dai pra frente foi só segurar o resultado e comemorar o título, que no início da competição, parecia improvável, pois nas primeiras seis partidas do campeonato, apenas um dois pontos foi conquistado.
O Huanna Recebeu o troféu Norman Martins e comemorou bastante, confira as fotos.