PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

24 de agosto de 2019

Siga as nossas redes sociais e fique sempre bem informado

Boa noite galera, mês passado alcançamos 4076 acessos pela nossa Web Rádio ABN, esse mês já vamos com 4719, sendo que só domingo passado alcançamos 1222 ouvintes conectados, vamos trabalhando para batermos os 6000 esse mês, contamos com a sua audiência amanhã, lembrando que as 9h da manhã tem Wendel Gonçalves com o programa CONECTADOS e as 14h entraremos ao vivo direto de Uruçuca, acessem e compartilhem com os seus amigos, Web rádio ABN, a nossa família trabalha para abençoar a sua..

Ibicaraí - SCFV realiza palestra com os idosos assistidos



Aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira 22 de agosto, mais uma palestra com os idosos na sede do CRAS José Nery de Santana, que fica localizado na Vila Felicidade, ao lado da fábrica Bahia Cacau.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), trabalha com crianças de 06 aos 17 anos, mas, também atende aos idosos, com atividades físicas, realizadas às terças-feiras no Ginásio de Esportes, sempre às 14h e encontros onde acontecem palestras, sobre alguns temas de importância relevante. A palestra de ontem foi sobre ’Envelhecimento Saudável’, e foi proferida pelo professor Wandreson Matos, que tem desenvolvido um belo trabalho, tanto com as crianças e adolescentes, bem como com os idosos.

O evento contou com cerca de 30 pessoas, tendo também a participação da Coordenadora do CRAS, Joilda Andrade; da Coordenadora do SCFV, Vanderleia Brito; da Psicóloga e Técnica de Referência, Marcela Del Rey; a Assistente Social Maria Bernadete e Josciele Barbosa.

Ibicaraí - Secretaria de Educação realiza encontro com os agentes do CECANE



Aconteceu nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o encontro com os agentes do Centro Colaborador em Alimentação Escolar, (CECANE), que fizeram assessoria nos dias citados, com os atores do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que são os conselheiros em alimentação escolar e também com os agricultores da agricultura familiar, inclusive visitando as escolas do município.
Os agentes Vanessa de Souza Rodrigues Matos, Luana Ediara Moreira Pitom e Samuel Medrado Silva Andrade fizeram reuniões específicas com os conselheiros em alimentação escolar, com a Secretária de Educação Jailma Ferreira, a técnica de prestação de contas de Ibicaraí, Professora Iaciara Dias e também com a Diretora de Compras do município, Rosangela Santiago.
Hoje, sexta-feira, dia 23, o CECANE promoveu em Ibicaraí o encontro com os municípios de Itapé, Barro Preto, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória, sendo que de cada município enviou os conselheiros e os nutricionistas. Formando um público de aproximadamente trinta pessoas, que discutiram nesse último dia, sobre as dúvidas e questionamentos existentes com relação a alimentação escolar.

23 de agosto de 2019

Ibicaraí - Secretaria de Educação entrega creche Santa Isabel à população



Aconteceu na manhã dessa quinta-feira 22 de agosto, no distrito Emílio Isabel, a entrega da creche Santa Isabel, que passou por uma reforma completa e nesta data devolvida à comunidade, para o retorno das suas atividades.
Estiveram presentes o prefeito Lula Brandão, os vereadores Jesseone Santos Carvalho e Aroldo Melo. Também os secretários de Governo, Givanilson Francisco; de Agricultura, Joadson Evangelista e de Educação, Jailma Ferreira, bem como o Chefe de Gabinete José Alberone, além das professoras Maria da Conceição, Coordenadora do Mais Educação; Isabel Rodrigues, Coordenadora do Educação de Jovens e Adultos (EJA); Nelizia Ferreira, Coordenadora do programa Despertar e Dr.  Paulo Martinho, que atende no posto de Saúde Dr. Henrique Pimentel Sampaio, localizado no distrito.
A equipe da creche é formada pelas professoras Morgana Fonseca, Diretora; Jaqueline Lima, Vice-diretora; Selma Narciso, Coordenadora; Daniela Oliveira, Edilmary Oliveira, Jaciara Paixão e Maria de Lourdes Sena. Também as Assistentes de salas de aula Jaqueline Santos, Eliana Duarte, Jeane Anjos, Karina Dias e Cleudes Oliveira. A equipe de apoio: Crispiniana Santos e Marli Batista, Serviços Gerais; Marilia Silva e Maritza Fabiane, Cozinheiras e Gilberto Cardoso, Porteiro.

Secretaria de Agricultura, Sindicato, COOPFESBA, SENAR e FAEB trazem cursos para Ibicaraí



Aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira, 23, na sede do Assentamento Santana, a culminância do curso de Tratorista para os pequenos agricultores da zona rural de Ibicaraí. No total foram três cursos ofertados (Roçadeira, Cacau de Qualidade e Tratorista) entre os dias 19 e 22 desse mês. Cada curso teve 15 participantes, totalizando 45 pessoas.
Os cursos foram promovidos pela Prefeitura de Ibicaraí, através Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA), o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicaraí (SPRI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB).
Nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça-feira) aconteceu no Assentamento Santana o curso de Roçadeira, ministrado pelo instrutor Viviano Santos. Entre os dias 19 e 21 de agosto (segunda, terça e quarta-feira), aconteceu no Assentamento Tanajura, região do Córrego Grande, o curso de Cacau de Qualidade, ministrado pelo técnico Gerson Cabral. Paralelo a esses dois primeiros cursos o Instrutor Renan Guerra ministrou o Curso de Tratorista entre os dias 19 e 22 de agosto (segunda a quinta-feira) no Assentamento Santana e Fazenda Bom Jesus.

22 de agosto de 2019

Ibicaraí – Prefeito Lula Brandão vistoria obras pela cidade




O prefeito Lula Brandão vistoriou na tarde da última segunda-feira, dia 19, algumas obras que estão em andamento na cidade. Na oportunidade o prefeito estava acompanhado do novo Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Helder Carlos Cruz; do Mestre de Obras da prefeitura, Gelson Pedreiro, e o Operador de Retroescavadeira, Mai Céo; do Assessor Especial, Charles Novaes; do vereador Chico do Doce e o Assessor da Câmara de Vereadores Ridney Cruz.
O prefeito Lula Brandão e comitiva iniciou a vistoria pela Rua A, do bairro Bela Vista, onde existem duas obras em andamento. Além dos quase 700 metros da rede de esgoto que a prefeitura está fazendo nas casas populares e o entrocamento de mais de 100 moradias nessa nova rede, a Secretaria de Infraestrutura está trocando também uma antiga galeria a céu aberto na Rua A, por manilhas de 60cm. Segundo o secretário de Infraestrutura Helder Carlos, a galeria está sendo substituída por 32 manilhas.
Na sequência o prefeito Lula Brandão esteve nas ruas Raimundo Cordeiro, no bairro Duque de Caxias e na Monte Castelo, no bairro Corina Batista, vistoriando trabalhos de troca de manilhas e calcetamento. Por último Brandão visitou o andamento das obras nas praças Régis Pacheco (praça da Igreja) e Assis Araújo, onde foi recebido pelo Engenheiro Civil da Vidamed, Felipe Damásio.

CAACI é inaugurado em Ibicaraí com a presença de representantes da UESC



Aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira dia 21, no anexo da Unidade Básica de Saúde Oseas Peixoto, a inauguração oficial do Centro de Assistência as Associações e Cooperativas de Ibicaraí (CAACI), que contou com as presenças do pró-reitor da extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; Professora Drª da UESC, Larissa Correa; Professor Drº da UESC, Luís Augusto Grimaldi; Professora Aline Barros, representando o Instituto Federal da Bahia (IFBA); O Sociólogo Orlins Ferreira; O representante do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL), Thiago Fernandes; A representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Juci Santana; A secretária Municipal de Assistência Social, Alesandra Brandão e o Prefeito Lula Brandão, que iniciou as falas, por motivo de ter que sair para participar da audiência pública referente a problemática das praças.
Em sua fala, o prefeito exaltou a ideia do CAACI, nas pessoas de Anilma Lacerda e Carlos Pereira, que juntamente com a primeira dama Alesandra Brandão, traçaram os planos, para que hoje o projeto se tornasse uma realidade, dando suporte as associações existentes em Ibicaraí, para que as mesmas venham se fortalecerem e assim fortalecer a economia do município.

PSE e NASF de Ibicaraí promovem ações nas escolas do município



Depois das escolas Ramiro Berbert de Castro (localizada no distrito da Salomeia) e José Tito De Lima (localizada no Bairro Bela Vista), o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da prefeitura de Ibicaraí, promoveram essa semana, atividades e palestras nas escolas Natércia Kauark e Yeda Barradas.
As palestras ficaram por conta da Psicóloga do NASF Gláucia Campos Rezende de Oliveira com os seguintes temas: ‘Família...Quem Cuida de Mim!’ (nos períodos da manhã e tarde) e ‘Saúde Emocional’ (no período da noite).
Ontem, terça-feira, dia 20, a escola Natércia Kauark recebeu nos períodos matutino e vespertino atividade física realizada pelo Educador Físico Fábio Francisco, em parceria com as ACS, Aline e Narjara, com o tema: Práticas Corporais de Atividade Física e Lazer.
Hoje, quarta-feira, dia 21, a atividade do PSE foi realizada na Escola Yeda Barradas Carneiro, com a Nutricionista do NASF Ingrid Costa, que elaborou para os alunos do matutino o Semáforo da Alimentação Saudável.

20 de agosto de 2019

Ibicaraí - Secretaria Municipal de Educação realiza formação para o JEPP



Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de agosto, nas dependências do Colégio Ressurgir uma formação para os professores do fundamental 1 dos colégios Léa Galrão, Ramiro Berbert e Yeda Barradas Carneiro, para aplicarem o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), sendo ministrado pelas multiplicadoras Lilian Moraes Luz e Nelízia Ferreira.
O JEPP é ofertado pelo SEBRAE, onde o nosso munícipio, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação visam disseminar à cultura empreendedora, tendo o público alvo entre crianças e adolescentes possibilitando-os tornarem protagonistas da própria vida.
O JEEP
A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
O curso para esta etapa da educação básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco.

19 de agosto de 2019

PSE promove ações com apoio do NASF nas escolas da rede pública municipal de Ibicaraí



O Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da prefeitura de Ibicaraí, promoveram na última semana palestras sobre Bullying na Escola, Violência Doméstica e Alimentação Saudável, nas escolas Ramiro Berbert de Castro (localizada no distrito da Salomeia) e José Tito De Lima, (localizada no Bairro Bela Vista).
Na última segunda-feira, dia 12, as palestras aconteceram na escola Ramiro Berbert de Castro e foram ministradas pela Assistente Social Nara Berbert, a Farmacêutica Jessen Santana e a Psicóloga Yelle Carvalho, que falaram sobre Bullying na Escola. Na mesma data, no turno noturno houve uma palestra para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizada pela Assistente Social Nara Berbert, com o tema: "Violência Doméstica", incluindo a discussão sobre a Lei Maria da Penha.

18 de agosto de 2019

Seleção de Ibicaraí vence Aurelino Leal no Euclidão e assume a liderança do grupo 15



A seleção de Ibicaraí que estreou com derrota fora de casa para Itajuipe no domingo passado, conseguiu sua primeira vitória na competição, frente a seleção de Aurelino Leal, que venceu Uruçúca em casa na semana passada e assumiu a liderança do grupo 15, que ficou embolado com todas as equipes com três pontos, sendo uma vitória em casa e uma derrota fora.
Os donos da casa abriram o placar aos 32 com o atacante Jhon de cabeça, colocando no canto contrário do goleiro.
O segundo veio aos 48 com Dabid, aproveitando o rebote do goleiro no chute de Jhon, para alegria dos torcedores presentes no Euclidão.
Na segunda etapa, o time voltou um pouco disperso e permitiu aos visitantes diminuírem o placar com Fabrício aos 19 minutos, colocando pressão no time da casa, mas, aos  23, novamente Jhon, aproveitando belo cruzamento do Quinho, para fazer o terceiro gol dos mandantes, que levaram a torcida ao delírio.