PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

22 de agosto de 2019

CAACI é inaugurado em Ibicaraí com a presença de representantes da UESC



Aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira dia 21, no anexo da Unidade Básica de Saúde Oseas Peixoto, a inauguração oficial do Centro de Assistência as Associações e Cooperativas de Ibicaraí (CAACI), que contou com as presenças do pró-reitor da extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; Professora Drª da UESC, Larissa Correa; Professor Drº da UESC, Luís Augusto Grimaldi; Professora Aline Barros, representando o Instituto Federal da Bahia (IFBA); O Sociólogo Orlins Ferreira; O representante do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL), Thiago Fernandes; A representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Juci Santana; A secretária Municipal de Assistência Social, Alesandra Brandão e o Prefeito Lula Brandão, que iniciou as falas, por motivo de ter que sair para participar da audiência pública referente a problemática das praças.
Em sua fala, o prefeito exaltou a ideia do CAACI, nas pessoas de Anilma Lacerda e Carlos Pereira, que juntamente com a primeira dama Alesandra Brandão, traçaram os planos, para que hoje o projeto se tornasse uma realidade, dando suporte as associações existentes em Ibicaraí, para que as mesmas venham se fortalecerem e assim fortalecer a economia do município.

O pró-reitor da UESC Alessandro Fernandes, exaltou a postura do município, por ser o pioneiro em um projeto como esse, proporcionando as associações e cooperativas, a terem capacitação que certamente pode mudar a história dos seus membros. Explanando também o modelo de parceria que será desempenhado entre a UESC e o município, que será com cursos de capacitação em diversas áreas, que abrangerá todas as associações existentes na cidade.
A representante da SETRE, Juci Santana, falou da alegria de poder está presenciando a criação de um órgão que será muito útil para que as oportunidades de investimentos oferecidas pelo governo, possam chegar a quem realmente precisa, para que possa produzir mais e consequentemente também lucrarem mais.
O representante do CESOL, Thiago Fernandes, explanou os serviços oferecidos pelo órgão, apresentando exemplos na região, de associações e cooperativas, que tiveram uma tremenda valorização em seus produtos, ao contarem com as orientações e os serviços oferecidos pelo mesmo.
A secretária Alesandra Brandão enalteceu as ações realizadas por Anilma e Carlos, que desde o início dos trabalhos, foram visionários, contando com o apoio total do prefeito Lula Brandão, que não mediu esforços, para que este projeto fosse colocado em prática.
A professora Larissa Correa apresentou um pouco do que será seu curso oferecido aos membros das associações, que será o projeto da Horta Viva, que visa disponibilizar um local com várias plantas medicinais, que possam também ser comercializas, gerando assim renda e valorização para todos os envolvidos.
O professor Doutor Luís Augusto Grimaldi destacou que sua participação será no auxílio aos associados e cooperados, dentro da sua formação, que é a agronomia, para que os associados estejam devidamente embasados nos princípios básicos necessários para produzirem com mais qualidade, produtos que possam ser inseridos também nos comércios de grande porte.
A professora Aline Barros, representante do IFBA, destacou a disponibilidade de um curso para as mulheres que trabalham com artesanato e agricultura, que poderá ser iniciado já em 2020, desde que haja interesse por parte das cooperadas e associadas.
O radialista Juarez Santos, que representou a associação de promoção humana de Ibicaraí, falou sobre a importância do CAACI, que agora pode orientar as associações a darem os primeiros passos para usufruírem de benefícios futuros para os seus associados.
Anilma Lacerda destacou a participação do sociólogo Orlins Ferreira, em sua orientação de como proceder na elaboração desse projeto, que com certeza revolucionará a potencialidade das associações, capacitando-as para um mercado que se torna cada vez mais competitivo.
Carlos Pereira reforçou a importância das associações, através dos seus membros, terem confiado no projeto, mesmo quando ele ainda não existia, pois hoje está se tornando real e será muito mais, ao começar os cursos, que segundo ele, irá revolucionar a vida de todos os envolvidos.
O jovem Pedro Paulo, que vem ajudando como Engenheiro Agrônomo voluntário, ressaltou que estará sempre a disposição, para ajudar no que for possível, pois, almeja ver em breve, esse projeto sendo também replicado em outros municípios.
O público foi formado por associados e cooperados, bem como funcionários, coordenadores e secretários do município.
Para concluir, foi servido um lanche para todos os presentes, que saíram ansiosos pelo início dos cursos que certamente valorizará cada um dos associados.
Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
21.08.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.