PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

17 de agosto de 2019

Ibicaraí - Prefeitura realiza jantar para atletas e comissão técnica da seleção de futebol



Aconteceu na noite de ontem, sexta-feira, dia 16, no Montepio dos Artistas, na Avenida São Vicente de Paula, centro, Ibicaraí, um jantar de confraternização para os atletas e a comissão técnica da seleção de futebol de Ibicaraí (que está disputando o Campeonato Intermunicipal 2019), oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e contou com a presença do prefeito Lula Brandão, juntamente com o Secretário de Cultura Lucas Cardoso e o Diretor de Esportes do município Domingos Silva.

16 de agosto de 2019

IBICARAÍ – Colégio Emílio Isabel é entregue à população do distrito totalmente reformado



A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação entregou na manhã de ontem, quinta-feira, dia 19, à população do distrito o Grupo Escolar Emílio Isabel, que recentemente passou por uma grande reforma.
A reforma do Grupo Escolar da Vila Emílio Isabel foi feita em duas etapas: a primeira teve início pelo telhado, (madeiramentos e telhas), que estava totalmente comprometido pela infestação de cupins. Durante a reforma foram trocadas várias peças, ripões e telhas.
Na segunda etapa foi feita a reparação na parte elétrica, onde foi trocada toda a fiação, além da reposição de lâmpadas, melhoramento na rede hidráulica e por último a parte de pintura geral do prédio.
O colégio conta com 05 salas, 01 secretaria, 03 banheiros, 01 dispensa, 01 cozinha e um pátio, todos devidamente reformados.
Durante o bate papo com os pais, tanto a diretora do Grupo Escolar, Vanúsia Arruda, como outras professoras que usaram da palavra, agradeceram a Secretária de Educação Jailma Ferreira pela reforma do colégio Emílio Isabel, dando maior comodidade e também segurança a todos que trabalham no local.

Ibicaraí - Secretária de Educação vistoria reforma da creche Santa Isabel



Na manhã dessa quinta-feira 15, a secretária de Educação Jailma Ferreira esteve visitando as instalações da Creche Santa Isabel, que assim como o colégio Emílio Isabel (entregue ontem), está passando por reformas em toda a sua estrutura, sendo restaurado o telhado de algumas salas, além de uma pintura em toda a unidade inclusive com a pintura de brinquedos educativos no pátio.
A reforma ainda abrangerá a parte externa do prédio que vinha sofrendo com a infestação de caramujos, mas, agora receberá uma calçada de cimento em todo o percurso do muro, que também receberá um canteiro.
Jailma enfatizou que os professores vão receber outras instalações, e que certamente todos ficarão satisfeitos com a nova estrutura, pois é um pedido do prefeito Lula Brandão, que os alunos tenham a melhor estrutura possível, para que possam desfrutar com qualidade do ensino disponível e se tornarem bons profissionais no futuro.

15 de agosto de 2019

Sábado ao vivo direto do Euclidão


Domingo direto do Euclides Rosalino dos Santos


Ibicaraí: Secretaria de Infraestrutura mantém rotina de obras por toda a cidade



A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, mantém um ritmo acelerado de obras por toda a cidade e os distritos. Além do serviço diário de coleta de lixo, poda de árvores e recolhimento de entulhos, a Infraestrutura faz ainda serviços de iluminação, saneamento básico e reparos no calçamento em diversos pontos da cidade.
De acordo com o novo secretário da pasta, Helder Carlos Cruz, existe equipes trabalhando em diversos pontos da cidade, atendendo a população local e os distritos. “A parte de limpeza e recolhimento do lixo fica por conta do nosso Diretor de Limpeza, Júnior Galderisi. No setor de Obras eu conto com o apoio do mestre de obras Gelson Pereira Rosa (Gelson Pedreiro). O prefeito Lula Brandão me confiou essa nova missão, pedindo que eu me dedique o máximo por Ibicaraí e graças a Deus estou fazendo o meu melhor. Estamos esperando o tempo melhorar para voltarmos a recuperar estradas na zona rural”, disse Helder, que relacionou algumas das ações em andamento pela secretaria.

Prefeitura de Ibicaraí participa do Empreender Regional do Sebrae na cidade de Canavieiras



A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Administração, participou nos dias 12 e 13 de agosto, na cidade de Canavieiras, do Empreender Regional, promovido pelo Sebrae, para discutir políticas públicas em prol da melhoria do ambiente de negócios municipais. Estiveram presentes representando o município a Secretária de Administração, Kalina Vita, o Agente de Desenvolvimento, Júnior Cardoso e a representante do Centro de Assistência às Associações e Cooperativas de Ibicaraí – CAACI, Anilma Lacerda.
Durante os dois dias de evento foram realizados painéis com os temas Políticas Públicas para Pequenos Negócios, ministrada por Cecília Miranda – gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia; O Papel das Compras Públicas no Desenvolvimento Regional: Cantagalo Compra de Cantagalo, com Jorge Braz, Secretário de Fazenda da Cantagalo/RJ; com o Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/ BA, Adelmo Gomes Guimarães, que abordou o processo de licitação, regras, erros e acertos; Claudiana Campos Figueiredo – Gerente Regional do Sebrae, ministrando o painel sobre o Movimento Sul da Bahia Global, além de oficinas de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, ministradas por Roberto Maciel – Consultor Regional da Rede de Agentes de Desenvolvimento.

14 de agosto de 2019

Ibicaraí - Definidos os números dos candidatos ao Conselho Tutelar



Aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, no salão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a reunião que definiu os números que cada candidato irá usar na campanha para eleição do Conselho Tutelar.
A reunião contou com Otávio Mateus, presidente do CMDCA; Juliana Costa, secretária executiva do CMDCA; Tássio Oliveira Rios, assessor técnico da Secretária de Assistência Social; Luciane Velanes, presidente da Comissão Especial Eleitoral do CMDCA; Antônio Paulo, representando a Maçonaria como sociedade civil, além de 24 dos 26 candidatos aprovados.
Tássio apresentou as diretrizes especificadas na Lei Municipal nº 516 de 10 de janeiro de 1994, alterada pelas leis municipais 738/2006, 771/2007 e 845/2010, para justificar a eleição ser apenas um candidato a ser votado pelo eleitor. Em seguida leu a resolução sobre as condutas vedadas aos candidatos,
A campanha teve início dia 05 e vai até à meia noite do dia anterior à eleição, que acontecerá dia 06 de outubro.

Prefeito de Ibicaraí participa da assinatura do protocolo de intenções entre Governo e CDS-LS



O prefeito Lula Brandão esteve ontem, terça-feira, 13, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Joadson Evangelista e do Biólogo e Diretor Técnico da Oriens, Saulo Araújo, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) para a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul-CDS-LS. Este protocolo oficializa o compromisso do Governo do Estado em resolver os problemas dos lixões junto com os municípios.
O Consórcio CDS-LS se responsabilizou em elaborar um plano regional de resíduos ao qual será incluído o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que já se encontra em fase de conclusão.
A metodologia adotada para o Consórcio será a proposta para o município de Ibicaraí, na qual prioriza a implantação da coleta seletiva de materiais e a inclusão socioeconômica dos catadores. Isso quer dizer que os materiais recicláveis produzidos no município deverão ser coletados pelos catadores associados.

Domingo tem transmissão ao vivo pela nossa Web rádio ABN.


13 de agosto de 2019

Prefeitura de Ibicaraí realiza culto de ação de graças pela saúde do prefeito



Aconteceu na manhã dessa segunda-feira12, aconteceu um culto de ações de graças pela cura do prefeito Lula Brandão, que esteve presente, testemunhando sua recuperação depois do grande deserto que passou com uma enfermidade que o colocou no leito.
Cerca de 70 pessoas entre funcionários, vereadores, secretários e pastores que se solidarizaram e alegraram com a recuperação do gestor.
O secretário de Agricultura e presbítero Joadson Evangelista fez a direção do culto, dando participação aos pastores presentes que foram; Marcos Bispo, Igreja Batista Nova Aliança. Fernando Porto, Igreja Presbiteriana do Brasil, Erasmo Carlos dos Anjos, igreja Assembleia de Deus ministério Madureira, Helder Cruz, secretário de Infraestrutura e pastor da igreja Avivamento da Fé. E alguns presbíteros, Jhonatan Soares, Roberto Sena.
Alguns cânticos foram ecoados e também textos bíblicos lidos, exaltando a ação poderosa do Senhor Deus que sempre sustenta os seus.
O prefeito Lula Brandão exaltou a Deus pela sua pronta recuperação, relembrando os momentos de dor devido a enfermidade, mas, que foi posto de pés, graças a sua fé inabalável no seu Deus, que nunca desampara os seus servos.

IBICARAÍ – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU estará funcionando brevemente


O Ministério da Saúde, está disponibilizando para a cidade de Ibicaraí, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com mais uma ambulância, que chegou ontem,  sábado, dia 10 de agosto, nesta cidade, através de  um dos motoristas lotado na Secretaria Municipal de Saúde que  viajou até a capital paulista na quarta-feira desta semana, dia 07 de agosto, com a finalidade de ir buscar essa unidade móvel.
O principal objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados as unidades que prestam serviços de urgência e emergência, como hospitais, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, entre outros, evitando-se assim, maiores sofrimentos, sequelas ou até mesmo a morte de pacientes em estado grave.
O acionamento do SAMU, se dará pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, através do número 192, que fica situada na vizinha cidade de Itabuna. A partir do atendimento, as equipes formadas por técnicos em enfermagem e condutores socorristas, serão acionados para prestar o pronto atendimento. O município de Ibicaraí, funcionará como uma base descentralizada do SAMU regional e, a partir da regulação da base central (Itabuna), prestará atendimentos aos municípios de Ibicaraí, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória.
“Esperamos que, com esse novo veículo, para os casos de urgência e emergência, possamos evitar o sofrimento e até mesmo a morte daqueles que precisarem. Nas ambulâncias, estruturadas para prestar um serviço de atendimento eficiente, ficam as equipes de profissionais qualificados, prontos para se deslocarem até o local do chamamento, que pode ser uma residência, empresa onde trabalha o paciente, ou até mesmo em vias públicas”. Disse a secretária de saúde Jamylly Silva.
O prefeito Lula Brandão, reforça, que a partir da assinatura do Termo de Adoção do Ministério da Saúde, essa assistência, estará disponibilizada para a nossa região, que compreende Ibicaraí, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória. “teremos agora, a missão de conscientizar a nossa comunidade, para o uso correto da importante conquista desse serviço, pois a liberação do veículo SAMU, para o devido atendimento, será feito mediante regulação do município de Itabuna, onde a equipe de profissionais, é que irá analisar e acionar o atendimento móvel”. Disse o prefeito Brandão.
A expectativa é que nos próximos meses, o serviço já esteja implantado no município vez que, a equipe técnica de Itabuna ainda fará vistoria do local onde a ambulância ficará e realizará treinamento para os profissionais de saúde que atuarão no serviço. A Secretária de Saúde do Município de Ibicaraí, enviou 17 funcionários (motorista/técnico de Enfermagem/Enfermeiros), do Hospital Arlete Maron de Magalhães, para participaram do II WORKSHOP EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, que aconteceu na cidade de Itabuna, no período de 06 a 09 de agosto, a fim de prepará-los para o atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU.
Essa ambulância do SAMU vem equipada com Desfibrilador e Oxímetro. 
Desfibrilador - é o aparelho usado, para, no caso de uma parada cardiorrespiratória, restabelecer o ritmo cardíaco do paciente.
Oxímetro - Dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea de um paciente.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
12.08.2019

11 de agosto de 2019

Seleção de Ibicaraí perde para Itajuipe, mas, deixa o torcedor esperançoso



Aconteceu na tarde desse domingo 11, dia dos pais, na cidade de Itajuipe, mais precisamente no estádio Humberto Badaró, o primeiro jogo válido pelo grupo 15 do intermunicipal 2019, entre as seleções de Itajuipe e Ibicaraí.
A seleção local não teve vida fácil, mesmo tendo os visitantes um time de garotos, que conseguiram colocar em prática a metodologia do também jovem treinador Alex Dantas, que está tendo a sua primeira oportunidade como treinador na maior competição amadora do Brasil.
O time de Itajuipe repete esse ano o que fez no ano passado, formando a seleção só com atletas da cidade, dando oportunidade a jogadores mais jovens, que certamente ficariam de fora, se a cidade escolhesse investir alto, contratando jogadores mais experientes.
O selecionado dde Ibicaraí também adotou a mesma extratégia, dando oportunidade a vários garotos, que estão assimilando muito bem o que quer o técnico Leco, e venderam caro a derrota para os donos da casa.