PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

13 de agosto de 2019

IBICARAÍ – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU estará funcionando brevemente


O Ministério da Saúde, está disponibilizando para a cidade de Ibicaraí, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com mais uma ambulância, que chegou ontem,  sábado, dia 10 de agosto, nesta cidade, através de  um dos motoristas lotado na Secretaria Municipal de Saúde que  viajou até a capital paulista na quarta-feira desta semana, dia 07 de agosto, com a finalidade de ir buscar essa unidade móvel.
O principal objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados as unidades que prestam serviços de urgência e emergência, como hospitais, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, entre outros, evitando-se assim, maiores sofrimentos, sequelas ou até mesmo a morte de pacientes em estado grave.
O acionamento do SAMU, se dará pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, através do número 192, que fica situada na vizinha cidade de Itabuna. A partir do atendimento, as equipes formadas por técnicos em enfermagem e condutores socorristas, serão acionados para prestar o pronto atendimento. O município de Ibicaraí, funcionará como uma base descentralizada do SAMU regional e, a partir da regulação da base central (Itabuna), prestará atendimentos aos municípios de Ibicaraí, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória.
“Esperamos que, com esse novo veículo, para os casos de urgência e emergência, possamos evitar o sofrimento e até mesmo a morte daqueles que precisarem. Nas ambulâncias, estruturadas para prestar um serviço de atendimento eficiente, ficam as equipes de profissionais qualificados, prontos para se deslocarem até o local do chamamento, que pode ser uma residência, empresa onde trabalha o paciente, ou até mesmo em vias públicas”. Disse a secretária de saúde Jamylly Silva.
O prefeito Lula Brandão, reforça, que a partir da assinatura do Termo de Adoção do Ministério da Saúde, essa assistência, estará disponibilizada para a nossa região, que compreende Ibicaraí, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória. “teremos agora, a missão de conscientizar a nossa comunidade, para o uso correto da importante conquista desse serviço, pois a liberação do veículo SAMU, para o devido atendimento, será feito mediante regulação do município de Itabuna, onde a equipe de profissionais, é que irá analisar e acionar o atendimento móvel”. Disse o prefeito Brandão.
A expectativa é que nos próximos meses, o serviço já esteja implantado no município vez que, a equipe técnica de Itabuna ainda fará vistoria do local onde a ambulância ficará e realizará treinamento para os profissionais de saúde que atuarão no serviço. A Secretária de Saúde do Município de Ibicaraí, enviou 17 funcionários (motorista/técnico de Enfermagem/Enfermeiros), do Hospital Arlete Maron de Magalhães, para participaram do II WORKSHOP EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, que aconteceu na cidade de Itabuna, no período de 06 a 09 de agosto, a fim de prepará-los para o atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU.
Essa ambulância do SAMU vem equipada com Desfibrilador e Oxímetro. 
Desfibrilador - é o aparelho usado, para, no caso de uma parada cardiorrespiratória, restabelecer o ritmo cardíaco do paciente.
Oxímetro - Dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea de um paciente.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
12.08.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.