PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

13 de setembro de 2019

Prefeitura de Ibicaraí, SENAR e FAEB promovem curso de tratorista na Região das Laranjeiras



Aconteceu quarta e quinta-feira (11 e 12 de setembro), na Região das Laranjeiras, a segunda etapa do curso de Tratorista, ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Renan Guerra. Essa segunda etapa contou com a presença de 12 dos participantes da etapa inicial.
A primeira etapa aconteceu entre os dias 19 e 22 de agosto, com três cursos: Roçadeira, com o instrutor Viviano Santos; Cacau de Qualidade, com o técnico Gerson Cabral e Tratorista, com o Instrutor Renan Guerra. Na oportunidade cada curso contou com 15 participantes, totalizando 45 pessoas.
Esses cursos estão sendo promovidos pela Prefeitura de Ibicaraí, através Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA), o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicaraí (SPRI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB).

MENSAGEM DO DIA. O LIVRO DA VIDA


11 de setembro de 2019

Ibicaraí - Secretária de Assistência Social realiza Pré-Conferência no CRAS da Vila



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Ibicaraí realizou na tarde de ontem, terça-feira, dia 10, na sede do Cras Rafael Moreira Pimentel, na Vila Emílio Izabel, a segunda de uma série de três Pré-conferências da Assistência Social, com o objetivo de mobilizar a comunidade civil para a VI Conferência da Assistência Social, que acontecerá no dia 24 de setembro, na Câmara de Vereadores em Ibicaraí, com o tema: “Assistência Social, direito do povo com financiamento público e participação social”.
A primeira Pré-Conferência aconteceu no dia 03 de setembro na sede do Centro de Assistência as Associações e Cooperativas (CAACI) e a terceira acontecerá no dia 17 de setembro no CRAS José Nery de Santana (sede), na Vila Felicidade, ao lado da Fábrica de Chocolate.
Na oportunidade a Coordenadora do Cras da Vila, Jaqueline Mota, deu as boas vindas a todos os presentes e apresentou o Assessor Técnico da SMAS, Tácio Rios, que falou sobre a política de Assistência Social como um direito para todos, além de mobilizar as pessoas presentes para a Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá esse mês na Câmara de Vereadores.

Prefeito Lula Brandão visita treino e conversa com atletas da Seleção de Ibicaraí



Na tarde de terça-feira, 10 de agosto, o prefeito Lula Brandão, juntamente com o secretário de Governo Givanilson Francisco (Van), o Assessor Especial, Charles Novaes, o Diretor de Esportes Domingos Silva e o Presidente do SIndfusp, Weldon Santana, visitaram o treino da seleção para parabenizar os atletas e a comissão técnica pela bela vitória em Aurelino Leal. Na oportunidade Brandão aproveitou para desejar sucesso no difícil compromisso do próximo domingo contra Itajuípe, que valerá a liderança do Grupo 15.
Na oportunidade alguns atletas fizeram reivindicações ao prefeito, em nome do grupo, o qual se prontificou em analisar todas com carinho.
Em sua fala o treinador Alex Dantas agradeceu o esforço feito pelo poder publico, enaltecendo a importância da continuidade desse projeto nos anos seguintes.

Unidade Móvel da Defensoria Pública visita Ibicaraí e faz mais de 90 atendimentos


A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve pela primeira vez em Ibicaraí, ontem, segunda-feira, dia 9, no estacionamento da prefeitura de Ibicaraí, das 8 às 12h e das 13:30 às 16h. Esse serviço da DP aconteceu através de contato da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) com a DP, através da secretária do SMAS, Alesandra Brandão.
Durante todo o dia a Unidade Móvel de Atendimento ofereceu exames de DNA gratuitos e orientações jurídicas em diversas áreas e contou com a coordenação de uma equipe formada pelo Coordenador da 4ª Regional da Defensoria – Itabuna, George Araújo, as Defensoras Públicas – Aline Brito Müller e Ellen Sallaberry, além de servidores públicos e estagiários. Segundo a direção da Unidade Móvel, mais de 90 pessoas foram atendidas.
A prefeitura participou dando suporte logístico e colocando uma sala e parte da equipe do SMAS a disposição, além dos CRAS Rafael Moreira Pimentel e José Nery, CREAS, PIS, Bolsa Família e SCFV no atendimento ao público. Durante o período da manhã o SMAS serviu um café da manhã e para quem estava na fila de espera e água durante todo o dia.

10 de setembro de 2019

Quando Deus quer, é assim


IBICARAÍ – Unidade Móvel da Defensoria visita a cidade e realiza seu primeiro exame de DNA para investigação de maternidade



Caso foi registrado entre os 90 atendimentos realizados durante as oito horas em que a UMA esteve na cidade “Ibicaraí é conhecida como terra santa e hospitaleira, é terra que quem vem aqui sempre dá vontade de voltar”. E, se depender do professor Uanderson Santos e dos demais moradores de Ibicaraí, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA voltará mais vezes à cidade:  nesta segunda-feira, 9, a UMA, como é mais conhecida, levou os serviços da Defensoria para mais perto dos moradores e atraiu 90 pessoas durante as oito horas em que esteve em atuação.

Que entre os serviços oferecidos pela Defensoria estão os exames de DNA para investigação de paternidade todo mundo sabe, mas o que a dona de casa Carlessandra de Jesus, 30 anos, não sabia era que também é feito o exame de investigação de maternidade. E foi este exame que a Defensoria realizou para comprovar que os meninos V.J.S, 14 anos, e P.V.J.S, de 12 anos, são, realmente, filhos dela e do esposo. “Eu não tinha nenhum documento quando meus filhos nasceram e, por isso, nunca pude registrar nenhum dos dois.

Confira as seleções já classificadas no intermunicipal 2019


A uma rodada do fim da fase de classificação, restam 17 vagas na 2ª fase do Intermunicipal 2019. A penúltima rodada da 1ª fase foi realizada neste final de semana e o número de Seleções classificadas chegou a 31.
Quijingue, Canudos, Santaluz, Piritiba, Conceição do Coité, Retirolândia, Pojuca, Camaçari, Santo Amaro, Saubara, Madre de Deus, Santa Bárbara, Cachoeira, São Félix, Conceição da Feira, Maragojipe, Nazaré, Valença, Ibirataia, Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga, Itambé, Itajuípe, Camacan, Pau Brasil, Itajú do Colônia, Itarantim, Belmonte, Itamaraju e Porto Seguro já têm lugar garantido na próxima fase da competição.
Destas, apenas seis venceram todos os jogos disputados até aqui. Ostentam 100% de aproveitamento do certame as equipes de Quijingue, Santaluz, Santo Amaro, Cachoeira, Vitória da Conquista e Itarantim.
Já Campo Formoso, Piritiba, Morro do Chapéu, Ruy Barbosa, Maragojipe, Itapetinga, Camacan e Itamaraju, apesar de não terem vencido todos as partidas, ainda não foram derrotadas e seguem invictas na competição.

Secretaria de Saúde, Atenção Básica e PSE realizam ações durante o mês do Setembro Amarelo



A secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e o Programa Saúde na Escola (PSE) estão realizando durante todo o mês de setembro diversas ações de prevenção ao suicídio, entre elas, as rodas de conversas, salas de espera e palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas do município.
As ações tiveram início na última quinta-feira, dia 05, na Unidade Básica de Saúde Gelson Lopes e na sexta-feira, dia 06, na UBS Israel Mendonça. A psicóloga Maiane Malaquias realizou uma sala de espera utilizando uma dinâmica de perguntas e respostas sobre os mitos e verdades acerca do suicídio, onde todos os usuários da unidade participaram, sendo bastante proveitoso, visto que ajudou a desmistificar alguns conceitos que a comunidade tinha sobre o assunto.
A secretária de Saúde Jamylly Silva de Oliveira ressalta que o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas pode ser prevenido!

Mensagem do dia. O Eu Sou


8 de setembro de 2019

Fala do prefeito Lula Brandão na OAB

Ibicaraí - Desfile da Independência tem roteiro alterado, mas acontece em grande estilo



As comemorações alusivas ao 7 de Setembro (Independência do Brasil) em Ibicaraí tiveram início às 8h da manhã, em frente a sede da Ordem dos Advogados da Bahia – OAB e do Fórum João Alves de Macêdo, onde, mesmo debaixo de chuva, estiveram presentes os representantes da Prefeitura, Maçonaria, Lions Clube, Léo Clube e Polícia Militar, tendo usado da palavra o presidente da OAB, Dr. Adilson Miranda, O Major Wesley Bomfim, a Secretária de Educação, Jailma Ferreira, o Dr. Daniel Guedes (representante do Lions), o jovem João Vitor, representando a Ordem Demolay e o prefeito Lula Brandão.
Em seguida a comitiva municipal se dirigiu à Companhia de Polícia, onde foi apresentada a tropa que, desceu para a apresentação no desfile, que teve seu roteiro alterado, devido as chuvas que caíram na cidade. A princípio, como nos anos anteriores, contaria com as presenças das escolas municipais, mas, devido as chuvas, teve o roteiro alterado, contando apenas com as apresentações da 63ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do Colégio Municipal de Ibicaraí, que agora recebe a Metodologia Militar, com os alunos devidamente uniformizados para o desfile. Também se apresentaram as fanfarras Mário Teles (FAMATE), de Ibicaraí, CCAN de Itapé, a Banda Marcial de Itororó e a Banda Municipal de Itororó.

Apresentação do Colégio Militar de Ibicaraí

Com um golaço de Jhon Michael seleção de Ibicaraí vence fora de casa no intermunicipal 2019



Jogando no estádio Antônio Marques na cidade de Aurelino Leal, a seleção de Ibicaraí conseguiu uma grande vitória que a mantem viva na disputa por uma vaga na segunda fase do intermunicipal 2019.
Num jogo de vida ou morte para o time ibicaraiense, onde vinha de dois resultados ruins contra Uruçúca, sendo uma derrota fora e um empate em casa, o time do professor Leco, vou tou a bater a seleção de Aurelino Leal na competição, voltando agora a segunda colocação do grupo 15, com 07 pontos, tendo a mesma pontuação da terceira colocada Uruçuca, que perdeu por 2 x 0, jogando em Itajuipe, deixando agora Itajuipe em primeiro do grupo com 08 pontos, Ibicaraí em segundo com 07, Uruçuca em terceiro também com 07 e Aurelino Leal em quarto lugar com 05 pontos.
O jogo teve pressão do início ao fim, sendo que antes mesmo da bola rolar, os jogadores de Aurelino Leal, Rafael e Lico, foram intimidar os atletas ibicaraiense, inclusive colocando o dedo na cara de alguns, e ameaçando ate mesmo o treinador Leco, que agiu com naturalidade, não entrando na provocação.