PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

10 de setembro de 2019

Secretaria de Saúde, Atenção Básica e PSE realizam ações durante o mês do Setembro Amarelo



A secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e o Programa Saúde na Escola (PSE) estão realizando durante todo o mês de setembro diversas ações de prevenção ao suicídio, entre elas, as rodas de conversas, salas de espera e palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas do município.
As ações tiveram início na última quinta-feira, dia 05, na Unidade Básica de Saúde Gelson Lopes e na sexta-feira, dia 06, na UBS Israel Mendonça. A psicóloga Maiane Malaquias realizou uma sala de espera utilizando uma dinâmica de perguntas e respostas sobre os mitos e verdades acerca do suicídio, onde todos os usuários da unidade participaram, sendo bastante proveitoso, visto que ajudou a desmistificar alguns conceitos que a comunidade tinha sobre o assunto.
A secretária de Saúde Jamylly Silva de Oliveira ressalta que o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas pode ser prevenido!
“Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, é preciso ficar atento se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la. Busque ajuda!”, disse Jamylly.
A Secretaria Municipal de Saúde, as UBS e demais secretarias estão à disposição da comunidade. Lembrando que ao final das ações do mês de setembro acontecerá uma passeata realizada pela Secretaria de Saúde, CAPS, NASF, UBS e escolas do município, todos em defesa da vida e em prevenção ao suicídio.
Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
10.09.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.