PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

8 de maio de 2019

IBICARAI - Secretaria Municipal de Saúde dá início a construção de um plano de contingência para a prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya


A Secretaria de Saúde do município de Ibicaraí, através de sua equipe de Vigilância Epidemiológica, deu início no último dia 03 de maio, a construção de um plano de contingência para prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya, mediante Levantamento Rápido de Índices e Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) 2019. O município de Ibicaraí apresentou um resultado de 10.7%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados pelos agentes de combate às endemias 10 casas estavam infestados com larvas do mosquito transmissor das três doenças.
O Coordenador de Endemias, Demétrio Castro, apresentou à secretária de Saúde, Jamylly Silva, as estratégias do trabalho de campo como forma de reforçar o controle. Na oportunidade, a secretária convocou todos os agentes de endemias para trabalhar no campo de forma direta no combate ao vetor. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Suely Gama, nenhum caso das doenças foi confirmado este ano. Porém,
ressaltou a importância das notificações nas unidades de saúde e hospital, alertando que a população deve procurar a unidade de saúde em quaisquer dos sintomas: Febre, Dor de cabeça, Mal-estar, Dor nas articulações, Manchas vermelhas e erupções na pele, Náuseas e vômitos.
A secretária de Saúde Jamylly Silva finalizou a reunião pedindo o empenho de todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde, para evitar o adoecimento da população. "Aproveito essa oportunidade para solicitar o empenho de toda população, para verificar em suas casas e quintais possíveis locais onde o vetor pode se proliferar: garrafa PET, vidros, baldes, casca de ovo, ralos, vasos de plantas, tanques, piscinas, cisternas, lixeira, entre outros. Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, Zika e Chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e os dos vizinhos. Agradeço ainda ao nosso gestor Lula Brandão todo o apoio que tem nos dado para alcançarmos um melhor desenvolvimento nesse importante trabalho de prevenção à saúde e à vida da nossa população", disse Jamylly.
Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
08.05.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.