PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

28 de novembro de 2018

Câmara Municipal de Ibicaraí: Secretária de Educação presta esclarecimentos durante sessão.


Na noite da última segunda-feira, 26, os edis ibicaraienses estiveram reunidos para mais uma Sessão da Câmara Municipal. Iniciando a reunião, o diretor legislativo, Moisés Messias, efetuou a leitura da ata da sessão anterior e a mesma teve aprovação por unanimidade. Após o expediente ser lido, o presidente Francisco Araújo Henrique convidou a secretária de educação do município, Jailma Ferreira, para compor a mesa.

Autor da convocação, o vereador Idemar Lopes (Dema) iniciou os pronunciamentos, agradeceu a presença da secretária, afirmou que é necessária uma maior aproximação entre o Poder Executivo e os professores municipais, sugeriu a marcação de uma reunião para discutir um possível ajuste salarial para a categoria. O vereador solicitou informações sobre as reformas realizadas nos colégios e creches municipais. Finalizando, Dema sugeriu ao Poder Executivo uma melhora na parte de comunicação das secretarias com a população, principalmente a de saúde e a de educação.


Em seguida, o vereador José Elias (Zuza) afirmou que, mesmo após a reforma, recebeu várias queixas sobre a situação do muro do Colégio José Tito de Lima, informou que os vereadores farão uma visita ao colégio para acompanhar a situação de perto. O vereador questionou a reforma do colégio Gilberto Amado, reclamou da qualidade da tinta usada na pintura. O vereador também questionou o sobre a parte que fica o anexo da APAE não ter sido reformado. Pra encerrar, solicitou do Poder Executivo que fosse feita uma manutenção nos banheiros do colégio Emilio Izabel.


Aroldo Melo foi o próximo edil a se manifestar, afirmando que as reformas ocorridas foram de grande importância para melhorar a qualidade da educação no município, uma vez que a maioria dos colégios necessitava de diversas manutenções. Solicitou a aquisição de brinquedos na creche do Bairro Novo. Também solicitou melhorias no refeitório do colégio Gilberto Amado, o vereador afirmou que o local não está oferecendo suporte necessário para acomodar todos os alunos.

Dando continuidade, o vereador Pedro Justino sugeriu que fosse marcada uma reunião entre o prefeito e os professores municipais, afirmou também que é necessário haver uma maior aproximação entre a categoria e a gestão municipal, para o fortalecimento da educação em Ibicaraí.

Logo após, o vereador Ednaldo Santos (Lió) solicitou que seja revista a distribuição das cargas horárias dos professores municipais, afirmou que há professores com pouca carga e outros com carga horária em excesso. Lió cobrou que essa questão seja revista no próximo ano.

Em resposta, a secretária Jailma Ferreira agradeceu o convite e a oportunidade de poder esclarecer sobre os questionamentos dos edis. Afirmou que já houve uma reunião com o sindicato dos professores e que foi explicado que, no momento, é inviável o ajuste de salários, afirmando que a atual receita do município não suporta. A secretária informou valores sobre a prestação de contas do exercício de 2017 do precatório do FUNDEF, quando a pasta era administrada pela ex-secretária, Adriana Assis, e também apresentou a prestação de contas de 2018, mais detalhadamente, já em sua administração. Informou, através de uma apresentação de slides, algumas despesas da secretaria, apresentou também imagens e dados de reformas de colégios e de creches escolares, destacando a reforma dos Colégios José Tito de Lima, no bairro Bela Vista e do Colégio Gilberto Amado, no bairro Corina Batista. Informou que a manutenção dos banheiros do Colégio Emílio Izabel será realizada em breve. A secretária afirmou que o problema de distribuição das cargas horárias será revisto e corrigido no próximo ano. Pra finalizar, agradeceu novamente a oportunidade de poder esclarecer os questionamentos dos vereadores e colocou-se à disposição da Casa sempre que for necessário.

O presidente Francisco Araújo foi o último a se manifestar, afirmando que houve muitas reformas sem planejamento, e que isso prejudicou o calendário escolar dos alunos. Cobrou que no próximo ano essa questão seja melhorada. Afirmou que é necessária a marcação de uma reunião entre o poder executivo e a classe dos professores municipais, para discutir a questão de ajuste salarial.

Não havendo mais nada a tratar, o presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, ao mesmo tempo convidando a todos para participarem da próxima, que ocorrerá na segunda-feira, dia 03 de dezembro.

OBS; TODAS AS SESSÕES SÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA NOSSA WEB RÁDIO ABN.  www.webradioabn.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.