PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

23 de março de 2018

Cooperação previne assédio moral e sexual contra atletas da ginástica.



Acordo será firmado entre MPT e Confederação Brasileira de Ginástica neste domingo (25) em Aracaju

Aracaju – O Ministério Público do Trabalho (MPT) assinará neste domingo (25) um termo de cooperação técnica com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para inibir a prática de assédio moral e sexual contra atletas profissionais da ginástica brasileira. A cerimônia ocorrerá no Aquarios Praia Hotel, às 11h, em Aracaju, e terá a presença do procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, do atleta Carlos Ramirez, da modalidade trampolim, e de dez integrantes da seleção brasileira de Ginástica Rítmica. O hotel fica na Avenida Santos Dumont, nº 1378, Praia de Atalaia.

O acordo visa a adoção de medidas conjuntas para criar mecanismos de controle no ambiente de treinamento e alojamento dos atletas. Essa é uma iniciativa inédita no Brasil tanto no que se refere ao combate ao assédio e abuso no esporte quanto pelo fato de a cooperação ocorrer por meio do MPT.


Para o procurador-geral, o termo de cooperação pretende antecipar a atuação do MPT com relação a eventuais lesões que possam ocorrer a atletas profissionais da ginástica no que diz respeito a casos de assédio moral e sexual. "Sabemos que, infelizmente, essa prática odiosa existe. O objetivo é a conscientização dos dirigentes, dos técnicos e dos atletas para que a relação de trabalho entre esses profissionais com seus clubes e com a seleção brasileira não venha a ser manchada com esse tipo de prática", diz Fleury.

Cláusulas – Entre as obrigações presentes no termo estão: criação de canais de comunicação eficazes e com claras regras de funcionamento; apuração e sanção de atos de assédio, inclusão de temas de assédio moral e sexual em debates com atletas, treinadores e patrocinadores; inclusão de regras de conduta sobre assédio moral e sexual nas normas internas da confederação; negociação com os sindicatos da categoria cláusulas sociais em acordos coletivos de trabalho e criação de campanhas publicitárias sobre o tema.

O documento tem prazo de vigência de dois anos a partir da assinatura, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, e rescindido por descumprimento das normas estabelecidas.

Casos – O termo de cooperação tem como objetivo evitar que casos como o das ginastas norte-americanas ocorram. Vencedora de cinco medalhas na Olimpíada do Rio e considerada o principal nome da ginástica olímpica mundial, Simone Biles revelou em janeiro deste ano ter sido abusava pelo ex-médico da delegação americana Larry Nassar. O profissional foi condenado em fevereiro a até 125 anos de prisão por molestar três ginastas além de sofrer outras condenações por pedofilia e abuso sexual de outras sete garotas. Ao todo, mais de 100 atletas e ex-atletas, a maioria ginastas, acusaram Nassar pelo crime.


SERVIÇO:

Assinatura do termo de cooperação entre MPT e Confederação Brasileira de Ginástica
Data: domingo (25)
Horário: 11h
Local: Aquarios Praia Hotel, Avenida Santos Dumont, nº 1378, Praia de Atalaia, Aracaju (SE)


Assessoria de Imprensa
MPT em Sergipe
(79) 3226-9100/(79) 99982-0294

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.