PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

22 de abril de 2013

Milionários da fé: O que há por trás de discursos eloquentes e tantos pedidos de doação?


Uma reportagem no programa Domingo Espetacular da TV Record denunciou recentemente as aquisições da Igreja Mundial de propriedades no Estado do Mato Grosso, onde o beneficiário é o próprio líder da igreja Mundial, o Apostolo Valdomiro Santiago. Documentos obtidos pelo programa comprovariam que o apóstolo comprou várias fazendas no Pantanal (MT) com dinheiro da igreja. São terras a perder de vista e milhares de cabeças de gado, pista de pouso e mansão com piscina. A denúncia está sendo investigada pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

Interessante é que o dono da emissora que veicula o programa Domingo Espetacular também é líder religioso acusado de enriquecimento ilícito. O deputado Afanasio Jazadji (PFL-SP) entrou com uma representação no Banco Central, na Receita Federal, no Ministério Público e na Polícia Federal pedindo para que seja investigada a transferência de recursos obtidos junto a milhões de fiéis para enriquecer o patrimônio pessoal de seus próprios líderes evangélicos.

O parlamentar do PFL argumenta que, segundo informações oficiais do Ministério das Comunicações, nos últimos anos, esses líderes religiosos adquiriram para si, e não para a Igreja Universal, dezenas de caríssimas emissoras de rádio e de TV, que hoje compõem a Rede Record. O deputado paulista considera uma ofensa à inteligência dos brasileiros a estratégia utilizada pelos líderes da Igreja Universal para ampliar seu poderio de comunicação, indicando como proprietários de emissoras alguns pastores e bispos que jamais tiveram patrimônio algum nem dispõem de fonte de renda sufciente para justificar perante as autoridades fazendárias seu inesperado enriquecimento.

“As autoridades precisam investigar em detalhes como se formou a Rede Record, porque é um escárnio que essa situação se perpetue, envolvendo uma importante rede de comunicação, utilizada com a finalidade única de multiplicar o número de fiéis, que são explorados pelos líderes da seita, como ocorreu com o empresário Waldemar Faria Jr., que foi obrigado a doar mais de R$ 3,6 milhões e ainda transferiu para a Igreja Universal a propriedade de seu automóvel BMW, avaliado à época em R$ 180 mil, como foi denunciado pela Tribuna da Imprensa", disse o parlamentar.

Com tudo isso acontecendo, não é de se estranhar que continuem aparecendo os chamados mercadores da fé que, utilzando de forma distorcida e pouco ética a palavra de Deus, se apoderam de cartões de crédito dos seus fiéis e ainda se zangam no púlpito quando estes se recusam a lhes fornecer a senha bancária. Como se pode notar, nem de leve está sendo seguido por estas figuras o exemplo de vida de Jesus Cristo, que mesmo sendo o filho de Deus não tinha uma casa para morar e chegou a usar de vigor para expulsar os vendilhões do templo, em Jerusalém.

E ainda surgem ingredientes do jogo de poder pouco cristão que não nos passa despercebido. Nos últimos dias foi divulgada a informação de que o polêmico "pastor " e deputado Marcos Feliciano ( que insiste em permanecer como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ) poderá ser candidato a presidência da República em 2014. Desta forma se encaixariam como peças perfeitas as declarações agressivas do parlamentar em cultos supostamente religiosos nos quais ofendeu a negros, homosexuais e artistas, alguns deles já falecidos. Uma frase dele resume seu pensamento: "Negro é negro e não tem como mudar. Homosexualismo pode ser mudado".

Teriam sido os impropérios de Feliciano uma tentativa de projeção no meio do próprio grupo ou, numa análise mais abrangente, em nível nacional com objetivo de crescimento nas pesquisas de opinião? Adolf Hitler utilizou a mesma tática com sucesso na Alemanha quando pregando o ódio aos judeus, homosexuais e supostas "raças inferiores" se tornou chanceler e milionário, conquistando corações e mentes de um povo sofrido, desesperado pela desmantelamento da sociedade após a derrota na primeira guerra.O final dessa história, já sabemos.

O mais, só Deus sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.