1 de março de 2013

Interditado o Matadouro de Itabuna .


O juiz Eros Cavalcanti, da Vara da Fazenda Pública, acaba de determinar a interdição do Matadouro Municipal de Itabuna. A central de abate é alvo de denúncias devido à falta de higiene e condições exigidas pela portaria 304/1996, do Ministério da Agricultura. A decisão judicial define multa diária de R$ 3 mil aplicada à Prefeitura de Itabuna e à empresa que detém a concessão do abate, a Frigocentro. O município terá que apresentar um plano de modernização para que o matadouro retome as atividades. http://www.pimenta.blog.br
E o matadouro de ibicarai? você sabe como funciona? Clique em mais informações e veja com seus próprios olhos.


Nossa reportagem pensou muito, mas decidiu postar as fotos que tiramos no matadouro público municipal, e do caminhão que faz o transporte da carne que é abatida no matadouro, vejam que o caminhão não tem condições minimas de higiene, os funcionários que fazem o transporte das carnes operam sem luvas, sem calçados e roupas apropriadas, levando as bandas de animais nas costas, tendo contato com cabelos, roupas sujas, etc.
Coisa pior pudemos constatar quando chegamos ao matadouro, vimos de cara urubus disputando com cachorros restos de peles do gado abatido no local, ao entrarmos no local onde os animais são despostados, mais um fragrante de mau higiene, urubus dentro do salão, se deliciando de restos de viceras.


Infelizmente é desta forma que é tratada a carne que colocamos em nossas mesas para alimentarmos nossa família.
Certamente a vigilância sanitária não deve saber da maneira como isto acontece todos os dias, ou se sabe faz vistas grossas.
Vale salientar que em cidades vizinhas como Itororó, a justiça já chegou a determinar o fechamento imediato do matadouro, por falta de higiene.
Resta aos órgãos competentes explicar para a população, quais os verdadeiros requisitos para que um matadouro funcione com o mínimo de higiene.
Queremos deixar bem claro que nossa intensão com esta matéria não é prejudicar ninguém, pois sabemos que muitos pais de famílias tiram de forma honesta deste serviço o seu sustento, mas em nome de todas as famílias que consomem a carne que é abatida em nosso matadouro, fica aqui o nosso protesto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.