PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

30 de janeiro de 2013

Os vários tipos de emissoras de rádio.

Existem vários tipos de emissoras de rádio. Confira abaixo uma relação de formatos de emissoras, suas características, semelhanças e diferenças com as rádios comunitárias.

   Educativa – As rádios educativo-culturais têm como intuito divulgar e veicular conteúdos educativos e culturais. Geralmente pertencem a universidades ou ao governo e funcionam na faixa das rádios comerciais.
                                             

  Pública – São rádios mantidas pelo poder público e como exemplo temos a Radiobrás que é controlada pelo governo e  produz o programa “ A Voz do Brasil “.

  Livres - Surgiram na Itália em 1975 como resultados do esforço de técnicos apaixonados pelo veículo, que questionavam o monopólio de distribuição das concessões de rádios pelo Governo. Logo depois, o movimento explodiu na Europa e se espalhou para o mundo todo. No Brasil, a rádio livre foi implantada em Sorocaba (interior de São Paulo) quando grupos de jovens montaram pequenas estações móveis de rádios. As emissoras livres ocupam faixas destinadas às rádios comerciais, sem autorização do governo.

  Piratas - As rádios piratas surgiram na Inglaterra, financiadas por empresas multinacionais e estiveram ligadas a interesses comerciais. Com o objetivo de romper o bloqueio estatal das telecomunicações, foram montadas em navios ancorados fora das águas territoriais inglesas.

  Rádios Comunitárias – Com o objetivo de servir à comunidades, as rádios comunitárias constitui-se em um espaço para o exercício da cidadania, por meio da gestão coletiva, participação plural e programação local. No Brasil, a lei que regula o funcionamento das rádios comunitárias foi elaborada em 1998 pelo Congresso, restringindo seu alcance ao raio de no máximo 1000 metros, operando somente na faixa de 87,9Mhz FM e em alguns casos em 104,9Mhz conforme a região. Pode-se dizer que as rádios comunitárias brasileiras, surgiram a partir do acúmulo das experiências do uso do rádio como instrumento participativo e democrático. Um exemplo de rádio comunitária que se tornou famoso é do da Rádio Favela, de Belo Horizonte. O filme Uma Onda no Ar (2002) contou a história dessa iniciativa.

  Restritas – São rádios que só podem ser ouvidas em aparelhos ou caixas receptoras especiais. Ultimamente tem sido utilizadas em algumas escolas que conseguem montar sua própria emissora de rádio transmitindo programas num raio de 100 metros. São sintonizadas no pátio, nas salas de aula, no corredor, na quadra, etc.

  Virtual ou Web Rádio – As rádios virtuais são as que podem ser ouvidas pela Internet, com uma grande variedade de recursos, podendo mesclar fotos e textos com músicas e arquivos sonoros. É uma modalidade de radio que têm crescido muito devido a seu baixo custo. Muitas vezes o internauta pode montar sua própria programação ou seleção musical, podendo ouvir a web rádio em qualquer parte do planeta. Um exemplo de emissora web é a Rádio Show Net, que pode ser acessada pelo site www.radioshownet.com.br Um detalhe importante que é válido lembrar, é de que as emissoras comuns de rádio, sejam as livres, comunitárias, comerciais e outras mais, que disponibilizam em seus próprios sites, a possibilidade do ouvinte acompanhar essas emissoras pela internet, é bem diferente de uma web rádio, que só existe na verdade virtualmente, e que possibilita também a interação do ouvinte

   Comercial – A emissora comercial é o tipo tradicional de rádio que estamos acostumados a ouvir. Também com programação musical, jornalismo, participação de ouvintes concorrendo a prêmios ou brindes, a emissora tem liberdade para veicular publicidade, e por isso seu foco principal é o lucro. Ela visa ganhar cada vez mais audiência, para assim veicular mais propagandas. Muitas vezes é comum também se ouvir emissoras no interior que são filiadas a conhecidas emissoras dos grandes centros urbanos, como a Rádio Jovem Pan AM e FM, Bandeirantes, Globo entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.