A Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu um excelente público na noite de quarta-feira, 3 de setembro, durante a 20ª sessão ordinária do primeiro biênio (2025/2026) da 18ª Legislatura. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 014/2025, que institui a criação do Viveiro Municipal de Ibicaraí. O PL segue agora para sanção do Executivo Municipal.
Estiveram presentes à sessão os vereadores Herbert Santana (presidente interino), Demétrio Castro, Rozenildo Malaquias, Alam Rogério, Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Clícia Guerreira, Leonardo Alves, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho, além da imprensa local, professores, profissionais da Educação e integrantes do grupo Turma da Caminhada.
A sessão teve início com a verificação de quórum (10 vereadores). Em seguida, o presidente Herbert Santana convidou o vereador Rozenildo Malaquias para a leitura de uma passagem bíblica. Logo após, o diretor legislativo, Moisés Messias, leu o resumo da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade.
Na sequência, Moisés apresentou o Expediente do Dia, destacando o recebimento dos ofícios nº 115 e 116/2025 do Executivo Municipal, além de um ofício da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), que convidou os vereadores para um momento cívico de hasteamento da bandeira na manhã do dia 7 de setembro, em celebração à Independência do Brasil.
Em seguida, o presidente da Casa concedeu a Tribuna Popular à professora do Colégio Emílio Izabel, Celestina Neves dos Santos. Em um depoimento emocionado de cerca de 10 minutos, a professora relatou uma agressão sofrida há 11 anos. Celestina disse viver um misto de alegria e tristeza, pois, segundo ela, foi necessário passar por tal violência para que, apenas agora, o município aprovasse uma lei de proteção aos profissionais da Educação.
Logo após, a professora Rute Menezes, diretora regional da APLB, falou sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. Ela destacou que Ibicaraí sai na frente com a aprovação dessa lei de proteção aos profissionais da Educação, aproveitando o momento para pedir maior união entre as mulheres e reforçando a necessidade de que os municípios criem legislações que garantam segurança às trabalhadoras em seus ambientes de atuação.
No Grande Expediente, fizeram uso da Tribuna Popular os vereadores Ney Campos, Guilherme Cardoso, Alam Rogério, Demétrio Castro, Leonardo Alves, Edy da Vila, Clícia Guerreira e Herbert Santana, cada um por até 10 minutos.
Na Ordem do Dia, foi realizada a segunda discussão, votação e redação final do Projeto de Lei nº 014/2025, aprovado por unanimidade, seguindo agora para sanção. Na oportunidade, também ocorreu a leitura do parecer e a primeira votação do PL nº 015/2025, igualmente aprovado por unanimidade, e que seguirá para segunda votação na próxima sessão.
Encerrando os trabalhos, o presidente interino da Casa, vereador Herbert Santana, não tendo mais nada a tratar, declarou o fim da sessão e convidou a todos para a próxima, que acontecerá na quarta-feira, 10 de setembro.
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Data: 05.09.2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.