PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

3 de outubro de 2019

Secretaria de Agricultura inicia mapeamento das áreas produtivas na zona rural de Ibicaraí


  
    
A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibicaraí, através do secretário Joadson Evangelista, iniciou uma série de visitas na zona rural do município para mapear as áreas rurais de produção de alimentos que são adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ofertados nas escolas do município.
Na manhã de ontem, quarta-feira, dia 02, Joadson visitou duas áreas plantadas, na companhia do agricultor e líder comunitário, Roberto Silva Souza, o popular Chimba. A primeira área fica na região do Cajueiro Novo, no Assentamento Santana (com 2,5 hectares), que conta com seis homens trabalhando no plantio de alface, tomate, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, abóbora, quiabo, aipim, banana prata e da terra, limão, mamão, laranja, entre outras culturas. Segundo Chimba, existe uma rotatividade no plantio e eles produzem até mel de abelha.

A segunda área visitada foi próxima à Vila Emílio Izabel (41), na Associação Comunitária da Vila Santa Isabel, a popular Feira Verde. A área conta com 12,5 hectares e tem 38 famílias cadastradas trabalhando em sistema de parceria. Chimba, que é proprietário do local, conta que ali se planta muita hortaliça, verduras e frutas. “Aqui nós plantamos de tudo, até noni nós temos aqui. São 38 famílias que tiram o seu sustento da terra de forma digna. Estamos tendo apoio e ajuda técnica com cursos da atual gestão. A Secretaria tem nos cedido o trator. O secretário Joadson tem nos dado toda a atenção possível e tem caminhado lado a lado com o pequeno agricultor. Estou gostando da forma como ele conduz a Secretária e acredito que muitas coisas boas virão para o meio rural”, disse Chimba.
Para Joadson, a missão dada pelo prefeito Lula Brandão - de colocar a agricultura local nos trilhos - foi o maior desafio da sua vida profissional, e ele tem trabalhado diuturnamente ouvindo agricultores, visitando localidades rurais, ofertando cursos e equipamentos e trazendo benefícios para o meio rural. “A responsabilidade de estar Secretário de Agricultura é grande e o trabalho não para. O prefeito Lula Brandão me cobra resultados diariamente e o meu papel com minha equipe é trabalhar muito pelo meio rural. Essas visitas fazem parte de um compromisso firmado com o PNAE, de mapear os produtos produzidos no meio rural. Na sequência iremos discutir e cotar preços de forma justa para as próximas chamadas públicas. 30% do recurso que chega para a compra da merenda escolar precisa ser gasto com os produtos da agricultura familiar. Para esse ano mais de 100 mil reais estão sendo gastos com o meio rural só com esses produtos”, disse Joadson.
O agricultor Germano Francisco de Souza vai fazer 80 anos e conta que nasceu, se criou e criou os filhos na roça. “Minha vida está ligada à terra. Acordo cedo para trabalhar o dia inteiro. Não sinto nada, apesar da idade. Subo em qualquer pé de jaca, igual a um menino (risos). Graças a Deus meus filhos cresceram e hoje também vivem da terra”, disse o agricultor, que não pensa em parar.
Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
03.10.2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.