PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

4 de outubro de 2019

Ibicaraí – Vigilância Sanitária promove encontro com comerciantes de produtos de origem animal



A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através da Vigilância Sanitária, realizou na manhã da última terça-feira, dia 1º de outubro, um encontro na sede do Centro de Assistência as Associações e Cooperativas de Ibicaraí (CAACI), com a presença de 29 comerciantes (açougueiros) que trabalham no Mercado de Carnes da Feira Livre de Ibicaraí.
Na oportunidade estavam presentes também a médica veterinária e Coordenadora da Vigilância Sanitária, Dra. Letícia Ribeiro; o advogado e subprocurador do município, Dr. Lameque Pascal; a especialista em Gestão Ambiental e Políticas Públicas, Telma Elízia e o Diretor de Estradas e Rodagens Sóstenes Aragão.
No encontro aconteceria também um curso sobre Educação Sanitária, com o Dr. Adilson Andrade, que não pode comparecer (por motivos pessoais) e avisou que irá aplicar o curso em uma outra oportunidade.

A ação teve início com a Dra. Letícia Ribeiro, agradecendo a presença de todos. Letícia lembrou da luta do prefeito Lula Brandão com a reforma da feira e do mercado de carnes, que se encontra em andamento. Na sequência a médica veterinária apresentou a todos Telma Elizia e o Dr. Lameque Pascal.  “Esse será um momento nosso. São muitos assuntos referentes ao trabalho de vocês a serem tratados hoje. O Ministério Público emitiu três ofícios com cobranças de diretrizes e melhorias do local improvisado onde vocês se encontram. O MP cobrou também relatório com relação à saúde pública do local e ao abate clandestino.
Em seguida o administrador da feira, Sivaldo, colocou em pauta os pontos negativos a respeito do abate no Afrisul/Itabuna (Abatedouro e Frigorífico Regional do Sul da Bahia), além da falta de fiscalização punitiva para cumprimento das normas adequadas ao espaço público. Mas, como ponto positivo, a esperança de em breve estarem em um espaço privilegiado, que é o Mercado de Carnes, totalmente reformado e dentro das normas legais.
Os comerciantes presentes aproveitaram para pautar algumas solicitações, que foram registradas e serão encaminhadas ao poder público municipal para que possam ser tomadas as providências.
Telma Elizia agradeceu a presença de todos. “Sinto-me orgulhosa por estar aqui hoje fazendo parte desse processo de requalificação da feira livre e do mercado municipal de carnes. É importante a participação social e integração entre o poder público municipal e vocês. O atual governo criou a CAACI, que é um Centro de Assistência a Associações e Cooperativas para atender vocês. Se organizem através de uma associação. A CAACI está aqui para poder assessorá-los na melhoria do desenvolvimento econômico do município. Quero falar também do Serviço de inspeção Municipal (SIM) que está sendo implantado no município. Por último quero lembrar que todas essas conquistas só estão acontecendo graças ao atual gestor municipal, Lula Brandão”, disse Telma.
Encerrando o encontro, o Dr. Lameque Pascal (que representou o prefeito Lula Brandão), explicou aos presentes sobre todos os trâmites jurídicos que vem sendo providenciados para melhor servir a população, em especial aos comerciantes. “Vocês, que colocam à mesa todos os dias um produto rico e tão importante para a saúde humana. Quero agradecer a presença de todos e em nome do governo União e Trabalho me coloco a disposição para qualquer dúvida no decorrer desse processo de reforma”, disse o advogado.





Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
04.10.2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.