PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

24 de maio de 2019

IBICARAÍ – Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária promove treinamento para agentes comunitários sobre tratamento de água bruta


Na manhã de quarta-feira, 22 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde através de sua equipe de Vigilância Sanitária, promoveu um treinamento para os Agentes comunitários de Saúde (ACS), sobre o tratamento intradomiciliar de água bruta, para consumo humano.
O objetivo principal desse treinamento, foi o de capacitar os ACS como tratar a água bruta e também falar da prevenção contra as verminoses causadas pela água contaminada.

Esse trabalho de coleta de água, tanto tratada, como bruta (há muitos anos esquecido), é realizado mensalmente pela equipe da Vigilância Sanitária, encaminhado ao laboratório LACEN, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na cidade de Ilhéus. Os resultados dessas análises, caso haja alguma irregularidade constatada no caso de água tratada, são encaminhados para Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através de ofício, para as devidas providências. No tocante a água bruta, sendo constatada alguma irregularidade, esses resultados serão encaminhados para os ACS, para que os mesmos entreguem aos moradores, realizando as devidas orientações de tratamento.
No dia 09 de abril do mês passado, a equipe da Vigilância Sanitária, atendendo a uma solicitação do prefeito Lula Brandão, por envolver a questão de saúde pública, esteve visitando a zona rural desta cidade, a fim de coletar água bruta de vários locais diferentes, para posterior encaminhamento ao laboratório (LACEN). Esse trabalho de coleta de água bruta na zona rural e de água tratada, será realizado mensalmente (sem data específica) pela equipe da Vigilância Sanitária, conforme informações da Coordenadora Letícia Ribeiro.
Durante o treinamento dos ACS no auditório da Câmara de Vereadores, a Coordenadora da Equipe da Vigilância sanitária Letícia Ribeiro, orientou sobre o tratamento intradomiciliar da água bruta, e a médica Milena Alves, discorreu sobre as principais verminoses que podem ser adquiridas pelo consumo da água contaminada.
A Coordenadora da Vigilância Sanitária Letícia Ribeiro, agradece todo apoio recebido da Secretária de Saúde Jamylly Oliveira, da Dra. Milena Alves e, especialmente do prefeito Lula Brandão, que priorizou todo esse trabalho de coleta e treinamento dos Agentes Comunitários.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
24.05.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.