Aconteceu na manhã de ontem,
terça-feira, dia 5, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma
palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aproximadamente 60
profissionais da área de Educação, entre eles, diretores, coordenadores e
professores da rede municipal.
A palestra foi ministrada pela
Consultora Pedagógica da Editora Moderna (empresa com 50 anos de mercado),
Acácia Aparecida, e teve como objetivo falar sobre a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD),
além de mostrar todo o material didático da editora - já com a metodologia do PNLD
2019 - e promover a integração curricular nas escolas, esclarecendo o fazer
pedagógico com as competências e habilidades dos alunos.
Segundo a Coordenadora
Pedagógica, Dionei Cavalcante (que representou a Secretária Municipal de
Educação, Jailma Ferreira), essas ações são de suma importância para o
profissional da Educação. “O governo União e Trabalho preza pela qualidade e
capacitação do professor. A educação é dinâmica e os métodos evoluem. O
professor precisa estar atento à BNCC e ao PNLD 2019, que trazem novidades para
os anos iniciais do ensino fundamental”, disse a Coordenadora.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve
nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas,
como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo o Brasil.
PNLD
O Programa Nacional do Livro e do
Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras
didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática
educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de
educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também
às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou
filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.
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