PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

30 de julho de 2016

Itabuna: casos de HIV deste ano já ultrapassaram o total de 2015.


Segundo dados do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento de DSTs de Itabuna, o município notificou, de janeiro até o dia 21 de julho deste ano, 149 casos novos de Aids, 20 a mais do que todo o ano de 2015, quando foram contabilizadas 129 ocorrências.

À TV Santa Cruz, Suze Meyre Martins, coordenadora do centro de referência, informou que o Ministério da Saúde prevê que, para cada caso notificado, deve haver cinco que não é identificado. “Então isso é uma média muito alta. A ideia é que se teste 90% da população”, ressaltou.

De acordo com Suze Meyre, só este ano já foram realizados 3.250 exames no centro de referencia. O teste, que identifica, tanto vírus HIV, como outras doenças sexualmente transmissíveis, podem ser feitos nos postos de saúde e é gratuito. Além disso, não é necessário encaminhamento médico. A única exigência é que a pessoa leve um documento com foto. O resultado sai no mesmo dia e, dependendo do resultado, o portador é imediatamente encaminhado para o tratamento.



A detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para que os pacientes adquiram uma melhor qualidade de vida. “Temos pacientes aqui com 20, ou mais de 20 anos, vivendo perfeitamente bem sem nenhum problema. Isso graças ao surgimento dessas novas drogas”, relatou o  urologista Júlio Brito, em entrevista à TV Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.