PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

10 de junho de 2015

Roteador carrega bateria do celular via Wi-Fi enquanto dá acesso à Internet.


Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram uma tecnologia capaz de carregar aparelhos utilizando a rede sem fio da Internet. O projeto, que ainda está em fase de testes, permite que um dispositivo adaptados, como um smartphone ou um carregador de baterias, transforme em energia elétrica o sinal emitido por um roteador Wi-Fi.
Carregar aparelhos pelo Wi-Fi não é nenhuma novidade. Na CES deste ano, uma solução apresentada pela Energeous permite que vários aparelhos sejam carregados de forma remota. No entanto, o produto tem uma limitação: não funciona também como um roteador, somente como carregador.

O diferencial da tecnologia criada pelos pesquisadores está na capacidade do aparelho funcionar de forma simultânea, tanto oferecendo conexão à internet quanto eletricidade sem fio aos dispositivos conectados.
O projeto utiliza sensores especiais nos dispositivos, responsáveis por transformar o sinal de radiofrequencia emitido pelos roteadores em energia. Nos roteadores não é preciso nenhum acessório adicional, bastando apenas a instalação de um novo firmware. Mesmo com o limite de potência, nos testes realizados foi possível carregar uma bateria de células de lítio a uma distância de cerca de 8 metros do roteador.

A pesquisa ainda está em fase experimental, sendo testada em casas na região de Seattle, nos Estados Unidos, sem previsão de chegar ao mercado. Um dos problemas que a equipe quer resolver é o limite de potência dos roteadores regulamentado pelo FCC, orgão nos EUA equivalente à brasileira Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.