O Procon-BA,
Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, autuou, nesta última
semana, as operadoras de telefonia Oi, Tim, Vivo e Claro. O órgão autuou as
empresas de telefonia pela prática das seguintes infrações:
1) DESCUMPRIMENTO DE
OFERTA – em função de descumprimento contratual da oferta de _internet móvel_
ilimitada, pela redução e/ou interrupção do tráfego de dados móveis quando o
consumidor atinge o limite da franquia contratada.
2) ALTERAÇÃO UNILATERAL
DO CONTRATO – por modificar unilateralmente e de forma abusiva o contrato dos
clientes com planos de franquia que garantem a continuidade do serviço,
colocando-os em desvantagem exagerada na relação de consumo, ofendendo o
principio do equilíbrio contratual.3) VIOLAÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO –em
razão de não assegurar de forma clara, ostensiva e precisa, as alterações dos
serviços de dados, sem o devido destaque para permitir a imediata e fácil
compreensão por parte dos contratantes a respeito da natureza do serviço
contratado; Por aproveitar-se da vulnerabilidade técnica dos consumidores, não
informando devidamente sobre os dados de internet utilizados, limitando-se a
enviar mensagens de SMS somente ao final da franquia contratada, pelo que o
consumidor não tem como saber se os dados diários contratados foram realmente
utilizados.
"O PROCON-BA tem
por objetivo assegurar a prestação eficaz e contínua dos serviços de telefonia.
Dessa forma, as quatro empresas de telefonia (Oi, Tim, Vivo e Claro) terão o
prazo de 10 dias para apresentarem, as suas respectivas defesas, sendo
assegurada a elas a plenitude do contraditório no âmbito do processo administrativo
instaurado pelo órgão", frisou o Superintendente do PROCON-BA, Ricardo
Maurício Freire Soares. O consumidor que se sentir lesado poderá dirigir-se a
qualquer unidade do Procon-Bahia, encaminhar sua denúncia para o email:
denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br, através do Procon Fone: (71) 3116-0567 ou pelo
canal do Whatsapp: (71) 9618-7320. Os consumidores podem registrar, também,
suas queixas através da internet, pelo Portal: Consumidor.gov.br.
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