Em reuniões com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro,
marcadas a partir da próxima quinta-feira (7), a Globo vai exigir melhor
qualidade do futebol e fará um alerta: se os espetáculos não melhorarem e a audiência
não subir, dentro de alguns anos o esporte deixará de ser interessante para a
TV aberta. A emissora apresentará aos dirigentes dos times um estudo que mostra
que o futebol vem perdendo cerca de 10% da audiência a cada ano. Se continuar
assim, em dez anos passará a ser um produto relevante apenas para a TV PAGA.
Vai "morrer" na TV aberta, sua principal fonte de sustento
atualmente.
No último domingo, Coritiba e Corinthians rendeu apenas 13 pontos à
emissora, audiência considerada baixa. Cinco anos atrás, o futebol aos domingos
dava mais de 20 pontos. A Globo fará uma série de reuniões a pedido dos
próprios clubes. Em encontro na semana passada na CBF (Confederação Brasileira
de Futebol), as agremiações pediram a antecipação das cotas e reclamaram que a
emissora paga muito a clubes como Corinthians e Flamengo e pouco a times de
menor torcida.
O Notícias da TV apurou que a Globo responderá que remunera os clubes
conforme o número de jogos transmitidos e a audiência. E vai exigir dos
reclamantes mais investimentos em futebol. No e-mail enviado aos times
convocando as reuniões, Marcelo Campos Pinto, principal executivo da Globo nas
negociações de direitos de futebol, adiantou que as reuniões visam
"estreitar nosso diálogo com vistas à melhoria do futebol e, em especial,
da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores".
Segundo a Folha de S.Paulo, o tema causou estranhamento entre os
cartolas. Eles argumentam que não é da alçada da emissora discutir a formação
de jogadores. A Globo discorda. Diz que tem o direito de discutir tudo o que
diz respeito à qualidade do espetáculo que transmite. Nas reuniões, a Globo irá
propor também mudanças no calendário nacional do futebol e melhorias no
"processo de gestão dos clubes e das entidades de organização do desporto,
equação financeira e oportunidades de novas receitas nos estádios".
As reuniões acontecerão na sede
da Globo em São Paulo. Além de Marcelo Campos Pinto, estarão Renato Ribeiro
(responsável pelas transmissões e jornalismo esportivo), Anco Saraiva (diretor
de marketing), Pedro Garcia (diretor dos canais Sportv) e Roberto Marinho Neto
(diretor de projetos esportivos especiais). (Daniel Castro)
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