PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

20 de janeiro de 2013

Trinta anos da morte de mané Garrincha.

Hoje fazem exatos 30 anos da morte do eterno Mané Garrincha, acompanhe algumas curiosidades, e frases sobre o mito.
A EXPLOSÃO NO BOTAFOGO.
Foi o Botafogo quem abriu as portas para Garrincha. E levou um susto já nos primeiros treinos. Aquele jogador de corpo estranho, saído do interior, ousou driblar o mitológico Nilton Santos de tudo que era jeito com suas pernas tortas. Era uma nova história nascendo. Em mais de uma década com a camisa alvinegra, Mané se tornou eterno. Ganhou três vezes o Campeonato Carioca e venceu duas edições do Roberto Gomes Pedrosa, além de um Rio-São Paulo.
A PRIMEIRA COPA  DE GARRINCHA
O desempenho arrasador pelo Botafogo foi o caminho para a Seleção.

Já na primeira Copa, veio o primeiro título. Mané Garrincha deixou os suecos boquiabertos com seus dribles. Foi o mágico daquele Mundial. Não fez gols, mas foi decisivo. Na final, deus dois passes para Vavá
virar sobre a Suécia e encaminhar a goleada de 5 a 2. Era a consolidação do mito. Mas a relação dele com a Seleção se tornaria ainda mais forte na Copa seguinte.
A CONSAGRAÇÃO NO CHILE
Veio 1962, veio a Copa do Mundo do Chile, veio a consagração de Garrincha. Com Pelé lesionado logo na largada do Mundial, Mané assumiu o papel de craque da equipe. Fez quatro gols: dois nas quartas de final, diante da Inglaterra, e outros dois nas semifinais, contra o país-sede. Foi expulso, mas jogou a final mesmo assim. Com 39 graus de febre, carregou o Brasil à vitória de 3 a 1 sobre a Tchecoslováquia e ao bicampeonato mundial.
UM MITO EM DECADÊNCIA.
Gênio, idolatrado, bicampeão do mundo. E alcoólatra. As glórias de Garrincha foram embebidas em porres. Mané convivia com o álcool desde a infância, na pequena localidade de Pau Grande-RJ. Quando adulto, só piorou. As bebedeiras passaram a prejudicar o futebol. Acabou a relação com o Botafogo. E o gênio passou a perambular por outros clubes, alguns minúsculos, até largar a bola.
O ADEUS AO GÊNIO DAS PERNAS TORRAS.
Mergulhado no álcool, marcado pelo fracasso na Copa de 66, envolvido em uma relação polêmica com a cantora Elza Soares, musa da época, Garrincha teve seus últimos suspiros, incluindo uma emocionante despedida no Maracanã. Mas ele tinha os dias contados. Em 20 de janeiro de 1983, deixou a vida, vitimado por consequências da cirrose. Morreu sozinho, em uma clínica especializada em distúrbios mentais. Foi velado no Maracanã.
FRASES SOBRE GARRINCHA.
"Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar”. e tudo e de todos". (Carlos Drummond de Andrade)
“Jogamos 12 anos e nunca perdemos juntos. O Garrincha era um jogador muito individualista, mas para o time era maravilhoso. Todo time precisava de dois, três para marcar o Garrincha, mais um, dois para marcar o Pelé”. Aí os caras estavam ferrados (Pelé).
"Foi o Mané que deu aquela Copa para o Brasil. Para mim, eram 11 Manés dentro de campo.
Eu lembro da pureza e da inocência dele: do quanto ele foi ingênuo, do quanto ele podia nos dar e do quanto ele nos deu". (Elza Soares).
"Garrincha foi o homem que mais alegrias deu em toda a história do futebol. Quando ele ali estava,  o campo era uma pista de circo; a bola, um animal amestrado;  o jogo, um convite à festa." (Eduardo Galeano)
"Aí é que está o milagre: — o povo ria antes da jogada, da graça, da pirueta. Ria adivinhando que Garrincha ia fazer a sua grande ária, como na ópera." (Nelson Rodrigues)
Fonte; Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.