PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

18 de maio de 2012

Natação e asma: como as atividades físicas se relacionam com a doença


Para se obter uma vida mais saudável, a prática de esportes costuma ser uma boa opção. No caso de pessoas com asma, em especial as crianças, fica a dúvida se é possível se exercitar, e qual seria uma das melhores escolhas.

A dúvida acontece, pois muitas vezes a atividade física pode desencadear em portadores de asma o broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE)1. Isso causa o estreitamento das vias respiratórias, que levam ar aos pulmões, e por isso a pessoa pode apresentar sintomas como tosse, falta de ar e aperto no peito no período de 5 a 20 minutos após os exercícios2.

Por outro lado, a prática de esportes, quando realizada de forma correta e com frequência, pode reduzir a falta de ar, além de melhorar o condicionamento físico1. Até porque um dos objetivos do tratamento da asma é manter os sintomas sob controle, permitindo que o asmático desenvolva atividades físicas normalmente2.

A natação pode ser uma sugestão, pois é uma excelente prática desportiva, no entanto, não tem o poder de curar a asma3. A atividade costuma ser indicada para asmáticos por causa da alta umidade do ar inspirado, inclusive alguns estudos associam a natação com a redução dos sintomas da doença1. Por isso, é importante que pessoas com asma pratiquem esportes, para buscar uma melhor qualidade de vida3.

Antes de se jogar na piscina, médicos advertem de que é preciso verificar se o paciente não possui sensibilidade ao cloro, que fica suspenso no vapor em piscinas aquecidas. “O ideal é piscina com água salgada ou ozonizada. E quando possível ao ar livre, mais fria”, ressalta a médica pediatra Dra. Márcia Picolli.

Para finalizar, a pediatra avisa que a prática da natação, assim como qualquer outro esporte, requer acompanhamento médico constante. “Não se deve iniciar a prática por conta própria, o que poderia agravar a situação médica em alguns casos”, encerra.

“As declarações citadas no post são de responsabilidade do respectivo entrevistado e não refletem necessariamente a opinião da GSK.”

O Blog Chega de Crise / Respire fundo, é um canal desenvolvido pela GlaxoSmithKline, para promover um diálogo produtivo sobre asma em sua forma abrangente. Entre os principais temas abordados estão: Sintomas da asma, Tipos de asma, Pacientes Asmáticos, Fisiopatolagia da Asma, Asma na Infância, Controle da Asma, Asma Alérgica, Asma induzida pelo exercício, Asma Brônquica, Cuide da Asma, Diagnóstico da Asma, Convivendo com a Asma, Asma e Rinite, Asma e o tempo, e Estágios da asma.

Referências

2. AMERICAN ACADEMY OF ALLERGY ASTHMA & IMMUNOLOGY. Tips to remember: asthma and exercise.Disponível em: www.aaaai.org/patients/publicedmat/tips/exerciseinducedasthma.stm. Acesso em: 15 set. 2010.

3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS. Dúvidas mais comuns. Disponível em: www.asmaticos.org.br/index.php?s_op=duvidascomuns#q17. Acesso em: 07 set. 2010.
Cód.: BlogAsma08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.