PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

8 de maio de 2013

Família autoriza doação de órgãos na Santa Casa de Itabuna.


O mês de maio na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna teve início com uma boa notícia: foi realizado no Hospital Calixto Midlej Filho a primeira captação de múltiplos órgãos dos últimos 10 anos na instituição. Com atividades coordenadas pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), todo trabalho envolveu uma equipe multiprofissional e só pode ser realizado a partir da solidariedade da família do doador.

Assim, ainda no último dia 1º de maio, a família de D.J.S., de 52 anos, foi responsável pela doação de dois (02) rins e um (01) fígado, órgãos que foram imediatamente encaminhados para a Central de Transplantes da Bahia, em Salvador. “Lá em Salvador estes órgãos passaram por testes de compatibilidade e já estão beneficiando três pessoas que aguardavam na fila de transplantes”, declarou a enfermeira coordenadora da CIHDOTT, Jaqueline Céo.

O processo dessa captação de órgãos teve início com a identificação do potencial doador e o estabelecimento do Protocolo de Morte Encefálica. “Foram realizados dois exames clínicos, com avaliações de um médico intensivista e um neurologista, além de um exame de imagem, de acordo com o qual foi comprovado que não havia mais atividade cerebral”, relatou a enfermeira Jaquelinne Céo.

Logo após a conclusão do Protocolo de Morte Encefálica, a enfermeira da CIHDOTT iniciou o trabalho de entrevista com a família, havendo a autorização para a doação de múltiplos órgãos. “Agradecemos muito a mais esta família que se sensibilizou com a importância da doação de órgãos como ato de solidariedade e uma chance de ajudar a salvar vidas”, declarou Jaqueline Ceo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.