CÂMARA DE VEREADORES DE IBICARAÍ

CÂMARA DE VEREADORES DE IBICARAÍ
AGORA AS SESSÕES ACONTECEM ÀS QUINTA-FEIRAS.

14 de novembro de 2025

Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova, em urgência simples, o Projeto de Lei 016/2025


A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite de quinta-feira (13), a 28ª sessão ordinária do 2⁰ período legislativo (2025/2026). Estiveram presentes os vereadores Francisco Henrique (presidente), Herbert Santana (vice-presidente), Alam Rogério (1º secretário), Demétrio Castro (2º secretário), Rozenildo Malaquias, Guilherme Cardoso, Leonardo Alves, Clicia dos Santos Nascimento, Valdinei Campos de Oliveira, Edivaldo dos Santos e Alisson Carvalho.


A sessão foi iniciada com a conferência do quórum. Em seguida, o presidente convidou o vereador Rozenildo Malaquias para a leitura de um trecho bíblico. Logo após, o diretor legislativo Moisés Messias realizou a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade.


Na leitura do Expediente do Dia, foi apresentada uma carta de agradecimento da APLB — Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia/Ibicaraí. Em seguida, o presidente abriu espaço para o uso da tribuna pelos vereadores inscritos, com tempo regimental de até 10 minutos.


O vereador Ney Campos foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ele saudou os presentes, agradeceu a Deus pelas conquistas recentes e destacou a realização da festa Planeta da Criança, marcada para sábado (15), às 14h, na avenida São Vicente de Paula. Também lembrou da quarta rodada da Copa Professor Carlos Barbosa, que ocorrerá no domingo.


O vereador Alam Rogério saudou o público e relatou uma ligação recebida do deputado João Bacelar sobre a possibilidade de retomada das cirurgias seletivas no hospital. Ele destacou avanços da atual gestão, incluindo a confirmação de uma emenda de um milhão de reais destinada à saúde. Alam também mencionou a festa pelo Dia das Crianças, que será realizada no sábado com apoio do deputado Pancadinha, e informou sobre emendas destinadas à reforma de três praças no município e em distritos.


O vereador Edy da Vila agradeceu aos presentes e explicou sua ausência na sessão anterior, justificando que acompanhou sua mãe, de 80 anos, ao médico. Edy comentou sobre as constantes queimas de fogos na cidade, cobrou informações sobre as casas do bairro Luxo — que, segundo ele, já dispõem de mais de cinco milhões em conta para conclusão — e solicitou providências quanto ao esgoto a céu aberto ao lado do Colégio Ieda Barradas. O vereador também citou o não funcionamento da Creche Modelo durante uma semana e o atraso no salário de alguns servidores do Município; a falta de medicamentos, problemas no abastecimento de água no distrito da Salomeia, buracos na cidade e dificuldades em estradas vicinais.


O vereador Herbert Santana parabenizou Edy pelo discurso e ressaltou que o papel do vereador é fiscalizar e cobrar. Ele defendeu a união entre os legisladores e comentou sobre a divisão de responsabilidades entre os poderes. Herbert citou dificuldades na área da Educação, mencionando escolas em regime integral onde alunos estão saindo ao meio-dia por falta de almoço, além da necessidade de medicamentos no CAPS. O vereador reforçou que todos os eleitos representam cerca de seis mil votos, que devem ser respeitados.

Ordem do Dia


Na Ordem do Dia, foi lido o parecer referente ao Projeto de Lei 016/2025, que dispõe sobre a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. O parecer foi colocado em discussão única, em regime de urgência simples, e aprovado por unanimidade.


Em seguida, foi apreciada a emenda modificativa ao PL 016/2025, que estabelece um recurso de crédito suplementar e aprovada uma subemenda à emenda modificativa, elevando o percentual de suplementação do orçamento do Poder Executivo de 6% para 12%. Por fim, foi votada e aprovada, também por unanimidade, a redação final do Projeto de Lei 016/2025, que segue para sanção ou veto do Poder Executivo.


Encerrando os trabalhos, o presidente Francisco Henrique convidou a todos para a 29ª sessão ordinária, marcada para a quinta-feira, 27 de novembro, às 18h30.


Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

Data: 14.11.2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.