PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

18 de março de 2024

Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 08/2024 que reajusta salário da GCM


A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 13 de março de 2024, a quarta sessão ordinária do segundo biênio legislativo e na oportunidade aprovou o Projeto de Lei 08/2024, que reajusta o salário da Guarda Civil Municipal de Ibicaraí (GCM). O PL segue agora para a sanção do executivo municipal.

A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Jonathas Soares, Aroldo Melo, Leonardo Alves, Alam Rogério, Clícia dos Santos Nascimento, Ednaldo José dos Santos, Edivaldo dos Santos e Silvana de Santana, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, o Assessor Jurídico da Casa, Carlyle Assis, representantes da GCM e OAB, imprensa e representantes da sociedade civil organizada.

Os trabalhos do dia tiveram início com o presidente da Casa, Herbert Santana, montando a mesa que foi composta por ele, presidente, Leonardo Alves como primeiro secretário e Aroldo Melo como segundo secretário. No momento seguinte o presidente agradeceu a presença de todos e em especial aos representantes da Guarda Civil municipal presentes no plenário e falou rapidamente da importância da classe na defesa do patrimônio público municipal.

A sessão continuou com a vereadora Silvana de Santana lendo uma passagem bíblica. No momento seguinte, o Diretor Legislativo Moisés Messias fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Moisés ainda leu o expediente do dia. O presidente dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente com o uso da tribuna por até 10 minutos para os edis presentes.

A vereadora Silvana de Santana foi a primeira a falar. A edil saudou a todos os presentes e aproveitou para falar sobre o seu projeto para expectro autista e a necessidade da prefeitura fazer esse projeto começar a ‘sair do papel’.

Edy da Vila foi o segundo vereador a falar. O edil saudou a todos os presentes, em especial a GCM e na sequência falou sobre a sucessão municipal e o seu trabalho na Vila Emílio Izabel como vereador. Edy lembrou dos imensos avanços conquistados por ele para a Vila nos últimos três anos e três meses.

Lió saudou a todos os presentes e mais uma vez fez duras críticas a atual gestão. O edil cobrou providências com relação ao asfalto feito na Vila José Moreira, popularmente conhecida como Vila Felicidade. Lió ainda cobrou uma maior atenção à zona rural.

O vereador Leonardo Alves (Dodô) deu boa noite a todos e saudou todas as mulheres presentes, lembrando o Dia Internacional da Mulher. O edil cumprimentou os representantes da GCM e OAB. O vereador lembrou do novo benefício (o segundo aumento) para a GCM, só nessa gestão. “Precisamos cobrar e reconhecer os acertos. Não podemos esquecer o quanto o Legislativo e o Executivo avançaram nessa gestão. Não podemos transformar essa tribuna em um picadeiro de circo e em palanque político. Por fim Dodô falou da aprovação das suas contas quando foi presidente da Casa.

Jonathas cumprimentou a todos e os representantes da GCM. O edil falou das muitas conquistas da atual legislatura e do executivo municipal. Jonathas lembrou que são três anos e três meses de uma administração com salário em dia. O vereador pautou as diversas conquistas dessa gestão. “Os embates políticos acontecerão sempre, mas, é importante que exista respeito. É importante ouvir as divergências, mas também é preciso citar os inúmeros avanços, como o calçamento da rua General Osório, a feira livre, avenidas Professor Otávio Monteiro e São Vicente de Paula, as travessas B, C e D no Bairro Agripino Monteiro, a rua Saturnino Marques, a rua Pedro Florentino, e os calçamentos nos distritos. O edil citou os avanços da saúde e finalizou dizendo: Viva Ibicaraí! Viva a democracia!

Alam iniciou sua fala agradecendo a Deus saudando a todos os presentes. O edil parabenizou os GCMs presentes no plenário da Casa. No momento seguinte, Alam falou de obras em Ibicaraí vindas do governo do Estado e lembrou que é preciso deixar de lado a parte política. Alam falou do hospital e da necessidade de buscar o Estado para melhorar a saúde local. Alam lembrou que o papel do vereador é fiscalizar, e para isso é necessário ter independência.

Aroldo Melo começou o seu discurso falando da importância em reconhecer os muitos avanços da atual gestão. O edil falou dos mais de 100 projetos aprovados e as mais de 200 indicações feitas por essa legislatura. Aroldo falou dos avanços da educação local; das 150 casas do Paletó, das 150 casas para o Corina Batista e mais 100 casas do Minha Casa, Minha Vida. Por último o vereador pediu que a população também fiscalize. “As dificuldades são grandes, mas a nossa cidade avançou muito. Com relação as estradas vicinais, a prefeita está e vai continuar fazendo estradas”. Por fim Aroldo lembrou do Dia Internacional da Mulher.

O presidente da Casa, Herbert Santana, foi breve nas suas palavras e disse que a Câmara é uma unidade e as divergências de ideias podem acontecer, mas sempre respeitando a posição política de cada edil, pois o país vive uma democracia. No momento seguinte o presidente finalizou o grande expediente e deu início a Ordem do Dia com a discussão única do Projeto de Lei 08/2024, que reajusta o salário da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

O PL 08/2024 teve discussão única e a redação final foram aprovadas por unanimidade. O projeto agora segue para a sanção do executivo municipal.

Herbinho terminou a sessão e convidou a todos para a próxima sessão, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20 de março, quando a Casa fará uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.










Data: 18.03.2024

Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.