PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

14 de agosto de 2015

Sem uso, escola erguida há 2 anos é tomada por mato e frustra moradores.


Escondida sob um matagal e com muro depredado, uma escola localizada no distrito de Outeiro, no município de Una, no sul da Bahia, já está totalmente abandonada antes mesmo da inauguração. O espaço foi construído pelo estado entre os anos de 2012 e 2013. Mesmo com as obras encerradas, nunca recebeu alunos e professores. Sem utilização, o futuro da unidade de ensino ainda é dúvida para os moradores da região, que se dizem frustrados diante da situação.
Escola construída em distrito de Una está escondida por matagal (Foto: Jorge Pereira / Una News)
Moradora do distrito há 25 anos, a professora Dudiley Pacheco contou que a escola foi construída de forma breve e com bela estrutura. Entretanto, dois anos após o término das obras, o matagal tomou conta do espaço. "Pensávamos que seria um meio para dar uma guinada ao distrito, que tanto precisa", informou.


Pacheco contou que, entre os moradores, a informação disseminada era a de que a escola serviria para educação profissionalizante. "A escola foi construída e o espaço ficou muito bonito. Gerou expectativa em todos. Pensávamos que seria um instrumento para gerar emprego e renda na região", contou.

Norma Lúcia, moradora do distrito há 30 anos, também apontou frustração com a falta de utilização da instituição de ensino. "Uma escola tão bonita. Não dá para acreditar. O mato está nas alturas e já abriram até um buraco no muro", informou.

Espaço da escola foi invadido por matagal (Foto: Jorge Pereira / Una News)Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) disse que, na verdade, a escola foi construída para atender a alunos do ensino médio. O investimento aplicado, segundo o órgão, atendeu a um pedido da comunidade apresentado em 2008, que teria  comprovado a demanda de estudantes.

A SEC destacou que a obra foi realizada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e concluída em 2013. No ato da matrícula, em 2014, disse que apenas oito alunos se matricularam na instituição de ensino. Por esse motivo, os estudantes foram reencaminhados para a escola que fica na sede do município de Una.

Antes mesmo da inauguração, escola teve muro arrombado (Foto: Jorge Pereira / Una News)

Ainda em 2014, a SEC disse que, em articulação com a prefeitura de Una, iniciou um processo de transferência da escola para o município. O órgão informou que o processo está sendo finalizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e que a assinatura do documento de transferência  de uso para a prefeitura irá ocorrer ainda neste mês de agosto. A Secretaria não informou o valor investido na construção da escola e quanto será preciso para a reforma e limpeza do local.
VERDINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.