Os concluintes do
ensino médio tiveram queda de 7,3% no desempenho na prova de matemática do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 em relação à de 2013. Em redação,
o desempenho piorou 9,7%, segundo dados divulgados hoje (13) pelo Ministério da
Educação (MEC).
Do total de 6.193.565 candidatos que fizeram as provas, em
novembro do ano passado, 1.485.320 concluíram o ensino médio no final do ano.
Nas demais disciplinas avaliadas no Enem, houve melhora de 5,4% em ciências
humanas, de 2,3% em ciências da natureza e de 3,9% em linguagens e códigos. O
MEC e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda
não têm uma avaliação clara do porquê da piora. Segundo o ministro da Educação,
Cid Gomes, cabe à academia analisar os dados. Gomes disse que pretende discutir
a utilização dos resultados no Enem na elaboração de políticas públicas para o
ensino médio. A intenção é incluir o Enem como parte dos indicadores, junto com
avaliações como a Prova Brasil, a cada dois anos. "Não dá para fugir,
tentar camuflar. Não dá para dizer que o ensino público brasileiro é bom, está
muito aquém do desejável", afirmou o ministro. A chamada Média ProUni,
calculada sobre a soma de todas as notas das provas e da redação, dividida por
cinco, foi 499 em 2014 e 504,3 em 2013 para os concluintes do ensino médio -
uma queda, portanto, de 1%. Esse percentual foi considerado estável pelo
ministro. A Média ProUni da rede federal foi 588,8; da estadual, 477,7; da
municipal, 494,8; e da privada, 556,7. O MEC disponibilizou as médias dos concluintes
por tipo de escola e por nível socioecômico. Os estudantes foram divididos em
sete níveis socioecnômicos, que vão de muito baixo a muito alto.
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