PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

13 de junho de 2014

Estudo de reflexão para você.

AQUELE QUE VEM
(Lucas 3.15-17)
Nos tempos de João Batista, havia no povo de Israel a expectativa da chegada de um personagem que eles chamavam de Messias. A palavra hebraica “Messias” significa “Ungido”. Em Israel no Antigo Testamento, a unção (ato de derramar óleo sobre a cabeça de alguém) era o ato que dava autoridade a alguém para exercer sua missão. Os reis eram ungidos quando assumiam o poder, os sacerdotes eram ungidos quando iniciavam seus ministérios e até alguns profetas foram ungidos para que pudessem profetizar. O Messias seria um homem, ungido pelo próprio Deus, para efetuar um grande livramento e reinar em Israel. Como naquela época, a língua universal era o grego, a tradução do hebraico Messias para o grego era Cristo. Messias e Cristo significam a mesma pessoa em línguas diferentes. No nome Jesus Cristo, a palavra Cristo não é sobrenome e sim título. No texto bíblico de Lucas 3.15-17, João Batista fala acerca do Messias.

O povo especulava se João Batista seria o Messias. Ele diz que não é e que a única coisa que ele podia fazer em relação às pessoas era batizá-las em água. Ele não tinha condições de entrar em seus corações e mudar a vida delas (v. 15,16). Mas ele fala de alguém que vem e que seria o Messias/Cristo. Há três informações que ele nos fornece sobre este personagem:

1) Ele vem (v. 16) (verbo no presente). João não diz que ele virá (verbo no futuro). O que significa que o Messias/Cristo já estava entre eles. Pouco tempo depois destas palavras, Jesus ia pedir-lhe que o batizasse.

2) A pessoa do Messias/Cristo: ele é mais forte que João Batista (v. 16). Enquanto João podia, no máximo, dar um banho exterior em pessoas, ele pode mexer na vida delas. Pode entrar em seus corações e produzir mudanças significativas. Ele também é de uma dignidade extraordinária pois João Batista, voz de Deus, não pode nem mesmo desatar as amarras de suas sandálias. Naquela época, quem fazia este tipo de trabalho eram apenas os escravos. O Messias/Cristo tem uma dignidade e honra tão elevadas que nenhum outro ser humano chega a seus pés. Ouvimos dizer que Jesus está no mesmo nível de igualdade com outros grandes homens da História. A Bíblia diz que não há homem comparável a Jesus, o Cristo.

3) O que o Messias/Cristo vem fazer: para João Batista, há duas ações que ele fará. A primeira diz respeito aos que seguirem o Messias/Cristo e a segunda diz respeito a toda a humanidade. A primeira ação diz que o Messias/Cristo vai batizar seus discípulos não em água, mas no Espírito Santo. Vai imergi-los por inteiro no Espírito. Ou seja, no momento em que decidirem seguir ao Messias Jesus, suas vidas serão inundadas e dirigidas pelo próprio Deus Espírito Santo. Jesus é o único que traz Deus para dentro das pessoas. João diz que o batismo dele também será de fogo. Uma das representações do fogo na Bíblia é de purificação. O fogo significa que o Messias/Cristo purificará a vida de seus seguidores em relação aos seus pecados. Você já foi batizado por Jesus? A segunda ação do Messias/Cristo traz uma prática do agricultor daquela época que tinha de separar o grão de trigo da palha (v. 17).

Ele usava uma espécie de pá e jogava ao vento grão e palha. O grão, mais pesado, caía e a palha voava. Ele ajuntava os grãos num celeiro e queimava a palha. O Messias/Cristo tem na mão uma pá para separar a humanidade em duas partes. Jesus não veio para unir as pessoas numa grande “reunião cósmica de todos os seres”. Ele veio para dividir: “quando o Filho do Homem (Jesus) vier em sua glória ... todas as nações serão reunidas diante dele e ele separará uma das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes” (Mateus 25.31-32). Observe que Jesus vai dividir o que cada um já é: grão de trigo ou palha. Aqueles que são grãos (os que têm o Espírito Santo e foram purificados de seus pecados) serão reunidos em sua casa para viver com ele. Os que são palha (aqueles que são vazios do Espírito Santo e não foram purificados dos seus pecados, vivendo segundo seus próprios pensamentos e desejos) sofrerão para sempre o que são.


Quem é você: grão ou palha?
Fonte; http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=25&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.