PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

6 de abril de 2013

Tenda Cultural do Teatro Popular reestreia neste sábado em Ilhéus.


Já está montada, próximo ao campo da ADEB, na Avenida Soares Lopes a tenda cultural do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) para uma temporada de três meses. No local, haverá apresentação de espetáculos, ensaios e oficinas de arte. Neste sábado, dia 6, o público poderá conferir o musical Lenda da Lagoa Encantada, às 20 horas. Na ocasião, será apresentado o projeto Aldeias da Arte, uma proposta que visa expandir os segmentos artísticos da cidade.

O projeto contemplará um espaço da Economia Criativa e já conta com o apoio do Instituto Arapyaú e do Sebrae. O diretor do TPI, Romualdo Lisboa, explica que o Aldeia das Artes terá diversos ambientes, chamados ‘ocas’, que representarão o universo cultural de Ilhéus, além de proporcionar um Centro de Pesquisa e Formação de Artes Cênicas.


A iniciativa de permanecer na Avenida Soares Lopes é do TPI, após a experiência de sucesso durante o Aleluia Ilhéus Festival, e conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dá o suporte financeiro e auxilia na captação de recursos, e da Prefeitura Municipal, que oferece apoio logístico. A atual gestão municipal tem como um de seus pilares o fortalecimento da cultura, e diante dessa realidade, entende que a tenda será um espaço que proporcionará a aproximação da comunidade com as manifestações culturais.

Romualdo Lisboa afirma que o Aleluia Ilhéus Festival abriu as possibilidades de maximizar a interação com a população e, que o apoio da prefeitura foi de fundamental importância. “O Aleluia Ilhéus foi uma experiência boa demais para o Teatro Popular de Ilhéus. A família ilheense compareceu ao evento e a tenda foi um espaço que proporcionou diversão a todas as idades” conta.

Inicialmente, a tenda ficará naquele espaço durante três meses. Lisboa afirma que a mudança para esse novo espaço é o início da luta por uma sede própria. “Desde a fundação do TPI, em 1995, o grupo busca ter uma sede própria. Agora, essa tenda será o lugar onde a gente pode criar, pode construir nossos espetáculos, pensar na arte e na cultura. Então, está nascendo a possibilidade de um espaço próprio. Nesse primeiro momento é uma tenda alugada, mas no futuro próximo, acreditamos que pode ser a nossa tenda: o espaço do TPI e dos ilheenses” frisa.

Programação – Além do espetáculo que entra em cartaz neste sábado, a tenda cultural terá uma programação intensa durante toda semana. às terças-feiras, acontece o Cineclube Équio Reis, às 19 horas. Já na quarta-feira é a vez da mostra Mondrongo Filmes, exibindo vídeos produzidos ou apoiados pelo Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. O projeto Transeunte continua acontecendo às quartas-feiras, a partir das 17 horas. Ainda, há a previsão de que aos domingos sejam apresentados espetáculos do Circo Show Brasil.

Neste mês de abril, entrarão em cartaz quatro peças. Na sexta-feira, 12, o Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta Homens ajudam Homens?,  às 20 horas. Já no sábado, 13, no mesmo horário, será reapresentada a peça Lendas da Lagoa Encantada. A sátira em cordel “Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito”, do Teatro Popular de Ilhéus, estará em cartaz nos dias 19, 26 e 27, às 20 horas. E, às 18 horas dos dias 20 e 27, apresentação do musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta, da companhia de mesmo nome. As entradas para os espetáculos custam R$ 10 e R$ 5, sendo que 20% dos ingressos são reservados para estudantes de escolas públicas.

Oficinas - As aulas dos cursos e oficinas seguem na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Ainda há vagas para bateria e percussão, dança afro-brasileira, dança criativa, violão e guitarra, instrumentos de sopro e oficina de canto popular. Mais informações pelo telefone (73) 9164-0010

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 05.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.