PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

10 de junho de 2015

Pais precisam estar atentos ao calendário de vacinas.


Em diferentes faixas etárias, crianças devem ser imunizadas contra série de doenças.
 O Programa Nacional de Imunização (PNI), estabelecido pelo Ministério da Saúde, já tem mais de 40 anos. Uma de suas principais funções é reger as ações de prevenção contra doenças e promover um calendário de vacinas. E quando o assunto é proteger seu filho, é fundamental estar em dia com suas diretrizes.
O 9 de junho marca o Dia da Imunização, uma data essencial na proteção contra doenças. As vacinas imunizam o corpo humano contra vírus e bactérias que podem comprometer a saúde e provocar enfermidades graves, inclusive levando à morte.

As campanhas nacionais de vacinação, conforme define o PNI, atingiram 95% da população alvo da maioria das vacinas no calendário entre 2002 e 2012, informa o Portal Brasil, canal oficial do Governo Federal. E não são apenas as crianças que garantiram proteção no período.
O calendário de vacinas do PNI inclui em suas campanhas bebês em seu primeiro ano de vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A imunização é uma grande aliada no combate, controle e extermínio de doenças que podem comprometer a saúde pública.
Atenção ao calendário de vacinas
Cartilha educativa do Ministério da Saúde reforça que a imunização da população e a busca pela saúde pública plena não é uma responsabilidade só dos profissionais da saúde. A sociedade como um todo deve se mobilizar para garantir o bem de todos.
Isso inclui pais de crianças pequenas. Ao vacinar seu filho, você não está protegendo somente a criança e sim todos os que estão à sua volta. Por isso, é tão importante o controle dos pais e responsáveis na imunização dos pequenos.
Conheça o calendário de vacinas oficial
O governo atualiza e adapta o calendário de vacinas a cada ano, se adequando com as necessidades da população e os riscos de epidemias. Apesar de oferecer imunização para grupos de todas as faixas etárias, o foco principal é em crianças.
De acordo com a Cartilha de Vacinação da OMS (Organização Mundial da Saúde), as principais imunizações para crianças no calendário de vacinas são:
– A BCG, que protege contra a tuberculose
– A “gotinha” (imunização via oral) conta a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil
– Tetravalente, uma vacina que protege contra a meningite causada por haemophilius, coqueluche, tétano e difteria
– A tríplice viral, que combate o sarampo, a rubéola e caxumba
– Vacina contra a hepatite do tipo B
– Vacina contra a febre amarela
Além dessas, outras vacinas podem ser exigidas de acordo com a incidência de algumas doenças. Outros tipos de imunização são recomendados ou exigidos de adolescentes e adultos, por isso, é importante seguir o calendário de vacinas e ter registrado o histórico das imunizações.
Para ter certeza de que você e seus filhos estão protegidos, consulte um médico ou o posto de saúde local para se certificar de que todos estão com o calendário de vacinas em dia. Idosos e mulheres grávidas precisam ter ainda mais atenção, já que fazem parte de um grupo de risco para algumas doenças.
Com a saúde em dia e a certeza de estar livre de doenças e epidemias, é muito mais fácil ser feliz. Assim, você também garante um futuro mais tranquilo e saudável para você e seus pequenos herdeiros.

Do Doutíssima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.