PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

10 de junho de 2015

Disputado por Fla e Sport, Brasileiro de 87 se aproxima da ‘decisão’, no STF.


A poucos dias da decisão final sobre o título brasileiro mais discutido da história, três jogadores do Flamengo que participaram da conquista da Copa União de 1987 – Andrade, Bebeto e Jorginho – voltaram ao Maracanã nesta quinta-feira para colocar seus nomes no Livro de Ouro do estádio. Na cerimônia, eles assistiram nos telões a lances decisivos das vitórias por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, na semifinal, e 1 a 0 sobre o Internacional, na final, e quando questionados sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinará se o campeão brasileiro de 1987 foi o Flamengo ou o Sport, vencedor do Módulo Amarelo da Copa União, os três foram unânimes em afirmar que a decisão que importa foi a do dia 13 de dezembro daquele ano, quando Bebeto marcou o gol da vitória sobre o Inter no Maracanã lotado.

– Eu não tenho dúvida de que somos os campeões de 87, o Brasil inteiro viu. Só falta agora o Sport ganhar um Brasileiro e dizer que é o campeão da Libertadores – ironizou Andrade, autor do passe para o gol decisivo de Bebeto.
Nós ganhamos em campo e ninguém vai tirar isso da gente. Não estou nem um pouco preocupado com a decisão do STF – completou Bebeto.
Naquele tempo, as coisas eram resolvidas fora de campo. Os outros times envolvidos, Inter, Sport e Guarani, não têm culpa do que aconteceu, mas como atleta, eu sempre me considerei campeão de 87. O mais importante é o sentimento de dever cumprido – opinou Jorginho.
A discussão, que dura 28 anos, agora está perto de terminar. O processo já foi encaminhado ao gabinete do ministro Marco Aurélio Mello, e o julgamento final, na mais alta instância da justiça brasileira, será marcado nos próximos dias.
Em 1987, o Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Clube dos 13, que dividiu as equipes em módulos Verde, equivalente à primeira divisão, e Amarelo, a segunda, sem obedecer a critérios técnicos referentes ao Brasileiro de 1986. Durante a competição, a CBF estabeleceu um cruzamento entre os campeões e vice dos dois módulos, mas Flamengo e Inter, apoiados pelo Clube dos 13, se recusaram a disputar esse quadrangular após a decisão do Módulo Verde. O Sport, vencedor do Amarelo, foi declarado, então, o campeão brasileiro e disputou, junto com o Guarani, a Taça Libertadores da América de 1988 – ambos foram eliminados na fase de grupos.

A polêmica perdura por 28 anos, com os dois rubro-negros – o carioca e o pernambucano – se considerando o legítimo campeão brasileiro de 1987. Em 2011, a CBF chegou a declarar os dois times campeões, reconhecendo pela primeira vez o título do Flamengo, mas o Sport recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que impediu a CBF de legitimar a conquista do Flamengo. Foi a vez, então, do clube carioca ir ao STF, que dará, em poucos dias, o apito final nesta decisão fora de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.