PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

4 de novembro de 2013

EMISSORAS “AM” MIGRARÃO PARA A FAIXA “FM”.

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo foi informado na quinta-feira (31) da decisão da presidente Dilma Rousseff de liberar a migração das emissoras de rádio da faixa de transmissão do tipo amplitude modulada (“AM”) para a faixa de frequência modulada (“FM”). Caberá, agora, ao secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins esboçar os detalhes da proposta com as entidades que representam os radiodifusores.

A proposta seguirá em regime de urgência para aprovação no Congresso e pode ser aprovada até o final de 2013. Com isso, a migração começaria já em 2014.

Cerca de 2 mil emissoras serão beneficiadas em todo o país. Para tanto, será feita a ocupação da faixa de FM (88,1 a 108 MHz) e FM estendida (76,1 a 108 MHz), quando necessário, aproveitando as frequências dos canais 5 e 6 de televisão. Estudos do ministério das Comunicações demonstraram que não haverá problema de interferência com os canais vizinhos nas regiões onde esses canais serão utilizados.

Esta mudança é fundamental para revitalizar as emissoras de Rádio AM, melhorando a qualidade das suas transmissões, além representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica. “É importante lembrar que o mercado brasileiro já dispõe de seis receptores habilitados a sintonizar emissoras de rádio nos canais 5 e 6 (76,1 a 108 MHz)”, explica Rodrigo Neves, sinalizando que o processo será tranquilo para o ouvinte.


Os estudos que deram origem à decisão da presidente Dilma Rousseff foram conduzidos pelo comitê técnico da AESP, liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia. A proposta que autoriza a migração deverá ser assinada na semana que vem pela presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.